sábado, 21 de abril de 2018

MANADA ACÉFALA É A QUE SEGUE GENUFLEXA E SILENTE AO DÉSPOTA?

Joilson Gouveia*


Meu Deus! Pasmem! Como era sábio o jornalista, dramaturgo, escritor e “filósofo” Nelson Rodrigues em suas assertivas, que bem definem certas atitudes, pensamentos e ideias de certas pessoas “iluminadas”, que dão seus achismos, pitacos, palpites, opiniões, impressões e doxas sobre o que, em verdade, na prática e na realidade, desconhece, a saber:
  • A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento”.
  • A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade”.
  • Não há ninguém mais bobo que um socialista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer”.
Agora, comparemos e avaliemos o assestado pela leitora/comentarista autodenominada de Carmem Lúcia, esposado no mais renomado Blog Caetés, a ver:
  • Está de parabéns o governador Renan Filho. Apesar de ainda bastante jovem, já mostrou que tem maturidade suficiente para alçar grandes vôos… (1) Renan Filho já ganhou meu voto! Concordo com o governador, (2) não se pode ceder à pressão de uma categoria que acha que pode tudo, só porque seus integrantes andam armados. O Estado e a população alagoana não podem ficar reféns dos policiais militares, (3) os quais nos últimos anos já receberam vários reajustes salariais e atualmente possuem um dos melhores salários do país, em comparação às outras polícias militares do país. É preciso que haja bom senso! Na polícia militar de Alagoas, (4) um soldado já ganha mais do que um técnico judiciário, e um coronel quer ganhar igual a um Delegado de Polícia. Ora, onde já se viu isso? Trata-se de uma aberração, esses militares perderam a noção da realidade. Claro, todos os servidores tem direito a um bom salário, mas não podemos permitir essas aberrações. Cada macaco no seu galho. (5) Penso que a maioria dos integrantes da briosa Polícia Militar são pessoas de bem, que prestaram um concurso público para receberem um salário digno (previsto no edital, portanto quem participou do certame (6) já sabia que não ia ganhar igual a um delegado, promotor ou juiz…), mas daqui a pouco vão querer ganhar igual a um ministro do STF ou ao Presidente da República. Meus amigos, tenham bom senso, porque do contrário a população vai ficar contra vocês. Não se deixem levar como se fossem uma “manada acéfala” por alguns coronéis que pretendem se candidatar nas próximas eleições e estão usando esse movimento da PM como palanque eleitoral. (7) Lembrando: a legislação eleitoral proíbe reajuste salarial este ano… Governador, Vossa Excelência tem o meu voto, da minha família e de todos os homens de bem deste Estado”! – (Sic.) – Sem grifos no original. In http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/04/20/pm-decisao-sobre-nova-proposta-sera-na-proxima-terca-feira/

Contestações, reproches, reprimendas e objurgações ao enunciado e enumerado acima, a saber:
  • (1)   – O voto é secreto, pare de “puxar-o-saco” do suserano, que olvida, espezinha, desdenha e descumpre às leis e constituições que jurou respeitar, cumprir e fazer cumprir, o qual, nesse sentido, comete delitos e crimes de responsabilidade;
  • (2)   – Acaso, nós (policiais militares e civis) andamos armados “pressionando” a nenhum cidadão ou cidadã, “minha cara senhora”? Melhor é ser “reféns dos assaltantes, meliantes, bandidos e marginais” – se enclausurando em seus veículos blindados, condomínios cercados e vídeo-monitorados, não?
  • (3)   – Deslavada, desbragada, oprobriosa e inescrupulosa ou mentirosa assertiva, pois se tivesse o suserano reajustado, anualmente, como determinam os diplomas legais que regem a espécie, não haveria tal e tais reclamos. É óbvio!
  • - Em verdade, postergou e olvidou nossos reajustes anuais, nem os pagou anualmente; saibas!
  • (4)   – Aliás, rezam referidos diplomas, os reajustes anuais, extensivos a todos os servidores, nos mesmos índices e mesma data, acima dos índices oficiais inflacionários, “doar” percentuais díspares, diversos e diferentes a uma categoria e às demais não, é tratar os iguais desigualmente; não? Ante o iminente perigo de assalto, roubo ou estupro e risco de morte ou agressão, ligue para um “Técnico Judiciário”! – Urge, pois, que “cada macaco no seu galho” ganhe à (s) mesma (s) banana (s), querida! O índice percentual há de ser o mesmo a todos, isso chama-se isonomia! É disso que se trata! ;)
  • (5)   – O que pensas ou deixas de pensar não nos torna aquilo que achas que pensas pelo que “pensas”!
  • (6)   Inexiste tal e tais pretensões assestadas; isso quem pretende são os delegados, por se acharem “carreira jurídica” (na esfera Administrativa) por serem bacharelados em Direito, minha cara! Agora, se receberam 29% de reajustes, esses mesmos índices percentuais hão ser extensivos a todos os servidores civis e militares, ativos, inativos e pensionistas da Administração Pública; ou não? – Aos parlamentares doou 26% de majoração; lembras? Quanto doou aos comissionados e aos fiscais?
  • (7)   – Proíbe sim, até antes de seis meses das eleições, inclusive concursos, né? Para “proibir, negar e descumprir” cumpra-se à lei; para reconhecer, permitir, garantir, deferir e conceder tais direitos olvide-se às leis, conforme a conveniência, né? – Nenhuma lei autoriza a “polícia paralela (rondas nos bairros); sabias?
Desde que assumiu posterga, protela, procrastina e descumpre aos diplomas legais imperiosos, imperativos e determinantes desses REAJUSTES ANUAIS. Despotismo, não; discernimento, sim! Que é mais que bom senso:
Abr
*JG
P.S.: os Direitos (aos reajustes anuais) hão de ser iguais, lineares e horizontais, nos mesmos índices e mesmas datas, acima dos índices inflacionários aferidos pelos governos! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário