segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O UNIFORME DA BRIOSA É A AUTORIDADE DO GOVERNO E A MAJESTADE DA LEI, PRECISA E DEVE SER RESPEITADO POR TODOS!

Joilson Gouveia*

É, pois, por demais ignominioso, reprovável, deplorável, deprimente e degradante senão infenso, ofensivo e contrário aos princípios disciplinares norteadores e regradores das atividades de polícia ostensiva da briosa castrense caetés, que prima pelo respeito à disciplina e hierarquia perenes da corporação, mormente à legalidade legítima, bem por isso que merece objurgação, reproche e reprimenda à altura de suas reponsabilidades e transgressões havidas, no caso sub examine.
Ao que se nos antolha do indigitado fato narrado, gravado, filmado e “discutido” nas redes sociais, faltou bom senso, diálogo respeitoso senão açodado acirramento entre `às partes: uma no estrito, rígido e rigoroso cumprimento do dever-poder legal e outros no equivocado uso de suas abusivas “autoridades”!
Ademais, se incorreu em erro o superior hierárquico, ainda assim, não poderia nem deveria deixar de ser observados e/ou descumpridos os respeitosos tratamentos de sã camaradagem e espírito de corpo existentes na Corporação, ainda que inabilitado para condução de um veículo oficial, é, pois, dever de todos se conhecerem mutuamente, sobretudo por parte dos subordinados aos seus superiores hierárquicos e destes acatarem às ordens e sinais de abordagens de veículos em atitudes suspeitas; claro!
Ademais, punir aos subordinados sem a devida apuração dos fatos, denota descumprimento da legalidade, impessoalidade e imparcialidade ou açodado compadrio entre o “transgressor”, que firmou a comunicação dizendo-se desrespeitado e hostilizado ou ameaçado por regulares e preventivas atitudes de técnicas de patrulhamento e de policiamento ensinadas pela própria Corporação, que adrede o socorreu ou o atendeu punindo-os sem o devido processo legal administrativo e disciplinar, com o contraditório e ampla defesa, como todos os meios e recursos que se lhes são inerentes!
Oxalá! O comandante geral da corporação, a corregedoria ou até mesmo o Conseg cumpram com seus deveres-poderes legais, regulamentares e disciplinares que o caso está a exigir, para preservação dos pilares da hierarquia e disciplina! O limite, liame e esquadro legais e disciplinares sejam o norte e solução do imbróglio, mixórdia e celeuma que macula, suja e enodoa a imagem corporativa caetés!
Forçoso admitir que o affair que “viralizou” e “bombou” nas redes sociais, na linguagem adotada por seus usuários, episódio gravado em vídeo por um dos policiais de serviço, a serviço e em serviço, ao abordarem um veículo oficial, para uso exclusivo em serviço, de serviço e a serviço e expediente de ofício da corporação, no momento conduzido por pessoa estranha aos seus quadros de efetivo e contingente institucional ou por oficial à paisana ou não devidamente uniformizado ou sem farda: o uniforme da briosa representa a majestade da lei e autoridade do governo – temos dito! Assim, pode-se inferir do caso, que um erro não justifica o outro, bem como também dois erros não dão um acerto jamais!
Enfim, o “uso exclusivo em serviço” de veículos oficiais não se presta ao uso privado, pessoal, particular, individual e inadequado, inapropriado e ilegítimo por useiros vezeiros fora de seus fins, finalidades e objetos oficiais e de ofício, sob pena de uso ilegal ou desvio de finalidade! Ou não?
Reitere-se: o uniforme da briosa representa a autoridade do governo e a imperiosa e imperativa majestade da lei, pelo que não pode nem deve ser espezinhado, desdenhado ou menoscabado por nenhum cidadão, cidadã e, sobretudo, por nenhuma “autoridade”! A ver:
"O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, informou através de nota que vai apurar as denúncias envolvendo uma abordagem no Litoral Sul de alagoas, onde um dos coronéis que pertence à corporação teria supostamente abusado de autoridade.

A ação foi questionada por entidades que lançaram neste domingo, 26, uma nota de repúdio.
Marcos Sampaio reiterou que “não compactua com desvio de conduta ou abuso de autoridade, seja quem for os envolvidos, e afirma que todos os fatos serão averiguados por meio de procedimento administrativo”.
Veja a nota na íntegra:
O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, vem a público informar que vai apurar, com rigor, todas as denúncias referentes a abordagem realizada por uma guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRp), durante a última quinta-feira (23), na Barra de São Miguel, na qual, envolveu um coronel da Corporação.
Marcos Sampaio não compactua com desvio de conduta ou abuso de autoridade, seja quem for os envolvidos, e afirma que todos os fatos serão averiguados por meio de procedimento administrativo.
Em relação às transferências dos policiais militares, o coronel ouvirá o chefe do Estado Maior Geral (EMG), que respondia pelo comando da Corporação, no momento em que o fato ocorreu". (Sic.) In http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/geral/comando-geral-da-pmal-vai-apurar-denuncias-de-suposto-abuso-de-autoridade-de-coronel/?cHash=235b36c14e6b54891818e8d75943bd1c
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário