segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PRENUNCIA RODÍZIO INDIGESTO MAIS PARDAIS PRECIOSOS

Joilson Gouveia*

Foi-se o tempo em que tínhamos excelentes rodízios, mas de pizzas e de churrascos! Já não bastam os “preciosos pardais”!
De lembrar que, o anunciado, inusitado, indigitado e famigerado paliativo de eventual rodízio de veículos, que fora implementado nos idos de 1996 na capital bandeirantes, de início para veículos pesados e grandes (de cargas e descargas) restrito e circunscrito ao centro de São Paulo.
À época, com uma população superior aos 10 milhões de habitantes e circulação de mais de 5 milhões de veículos, para redução dos níveis de poluição causada pela emissão de dióxido de carbono – que deu azo ao engodo do “pró álcool”, álcool (anidro) depois “etanol”, e veículo híbrido ou flex’s, aquecimento global e quejandos-, em nada resolveu o problemático, congestionado e caótico tráfego de lá, mas que atestou senão a incompetência de seus gestores de antanho, sobretudo a arbitrariedade de restringir o direito e ir-e-vir de seus usuários e condutores de veículos particulares, e os serviços de transportes público e urbano contavam com inúmeras linhas rodoviárias, metroviárias e de trens urbanos elétricos, coisas que nossa Maceió não dispõe, nem mesmo aquele tal VLT das vinhetinhas eleitoreiras; lembram?
Aliás, sobre o dito cujo, insto visitarem aqui, a saber:
·         Esse tal VLT – Veículo Leve sobre Trilhos -, se nos antolha um déjà vu de um outro anunciado, divulgado, disseminado, propagado e prometido noutras campanhas anteriores tal qual aquele engodo ardiloso, arteiro e mendaz TREM-BALA, “que ligaria Sampa ao Rio”, e os tais PAC’s; lembram? O tal PAC, na verdade, não passou de um Programa Auxiliador de Cuba e doutros países “democráticos” de bandeirinhas escarlates mundo afora.
·         Aliás, o significado real de VLT é Veiculação para Lograr Tolos ou Veículo Lesador de Tolos ou de Todos os que creem nessas loquazes senão mordazes perorações dos mesmos e de sempre; ou não? In http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/07/vlt-vamos-lesar-todos-ou-vamos-lograr.html
Mutatis mutandis, é o mesmo que “mandar quebrar o sofá do cônjuge adúltero” ou “matar o cão para acabar com suas pulgas” ou pulverizar a cidade de “preciosos pardais”, para “preservar as vidas humanas”, como se tem anunciado aqui e alhures, ao talante, bel-prazer, livre nuto e alvedrio de gestores municipais que sequer investem no melhoramento, conservação, sinalização e pavimentação da nossa antiga malha viária (vias, ruas e artérias viárias) conforme estabelecido no Art. 320, do CTB; ou não?
Enfim, não conseguem fiscalizar, supervisionar, coordenar, controlar e fazer fluir o tráfego nem nos poucos chamados corredores de transportes coletivos da tal linha ou faixa-azul quanto mais o rodízio alternado de veículos particulares, que serão multados de atalaia, como sói acontecido, por diligentes “agentes de trânsito” ocultos e à espreita de radar-portátil em desacordo com os preceitos do CTB e Resoluções do CONTRAN, leia-se aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/08/uma-defesa-previa-publica-ostensiva-e.html
Ah! Como já havíamos alertado aos que duvidavam e/ou ainda duvidam, dos reais objetivos, finalidades e fins dos “preciosos pardais”, a saber: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/09/_39920.php
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário