sábado, 16 de setembro de 2017

INTERROGADO CONDENADO/RÉU NÃO INDAGA: RESPONDE OU CALA!

Joilson Gouveia*

A serenidade, urbanidade, tranquilidade, calma, paciência e altivez de grandes homens de elevadas e sábias mentes são imanentes ao nosso brioso Magistrado Sérgio Fernandes Moro, é de se reconhecer, ressaltar, destacar, distinguir e admirar porquanto provocado pelo mais mendaz, falaz e mordaz, maquiavélico, dissimulado, cínico e escabroso, venenoso, inescrupuloso e asqueroso dos réus escarlates criminosos mais frios, calculistas, ousados e amorais (“nunca antes visto na istóra dessepaiz”), e manteve-se firme, forte e focado na condução do interrogatório! Louvo-o por sua inabalável, impoluta e invulnerável conduta exemplar!
Já o malandro moderno (escarlate), tal qual aquele da música do saudoso Bezerra da Silva, que fez de tudo para provocar, instigar e açular ao MERITÍSSIMO MAGISTRADO que o pôs no seu devido lugar de insignificante palreiro e parlapatão, de reles criminoso e mero interrogado e RÉU/Condenado, sem alçar a voz, sem ser ríspido nem mesmo pestanejar ou agastar – um outro o prenderia por desaforado e desatinado desacato à autoridade dos interrogantes, como desejava a asquerosa jararaca escarlate – mas não, manteve-se inalterado, altaneiro, altivo e soberano, imparcial, impessoal e imbatível às asneiras vociferadas pelo boquirroto esbaforido impaciente e iracundo condenado, que usava do surrado discurso eloquente da retórica escarlate de “culpar aos outros pelos seus erros, falhas e crimes”, e até acusar ao seu ex-ministro de fazenda e ex-chefe de gabinete da casa civil de “sua criatura” de ser um “médico, frio, calculista e dissimulado”: “acuse ao outro daquilo que és e do que fazes”; conforme escólio doutrinário e dogmático marxista/stalinista/trotskista/leninista/gramscistas da escória canalha socialista/comunista/fascista, quase negou conhecer ao seu ex-ministro “Paloffi”!. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Palocci.
O intrépido, inteligente, culto, coerente, urbano, justo e corajoso magistrado é digno de encômios pois que sequer admoestou, objurgou ou censurou ao RÉU, como eu o faria no seu lugar e diria-lhe: “o interrogado está presente à audiência apenas para responder aos questionamentos, e não para questionar, inquirir ou perquirir! Quem faz as perguntas aqui são as autoridades ministeriais e judiciais. Limite-se a responder ao que lhe é perguntado ou cale-se!
Ah! A propósito, transcrevo abaixo um texto recebido pelo WhatsApp, em objurgação, repulsa e reproche às bravatas e bazófias da palreira tagarela jararaca escarlate, a saber:
·         Caro Ex presidente.
·         Sou médico.
·         E sim, sou frio.
·         Frio o bastante para não chorar quando vejo um recém-nascido morrer por falta de equipamentos e medicação nas UTIs.
·         Frio para não me descabelar frente a duzentas pessoas que entopem o pronto socorro logo pela manhã buscando desde uma palavra de apoio para suas crises existenciais até um procedimento que lhes salve a vida. 
·         Frio para não sair correndo em desespero dos centros cirúrgicos onde falta sangue para a operação, onde o bisturi elétrico não funciona, onde a máquina de respiração artificial falha. 
·         Frio para dar conforto e alento às famílias que devo comunicar a morte do parente, do pai, do filho, que faleceram pela falta de recursos desviados por políticos e empresários inescrupulosos que se unem para, "como nunca antes na história deste país", assaltar os cofres públicos.
·         Também sou calculista. 
·         Calculo as chances de morrer em um assalto tentando chegar ao trabalho. 
·         Calculo as contas que não sei se irei pagar com meu salário que sempre atrasa, isso quando sou pago.
·         Calculo a idade em que não mais irei me aposentar e se chegarei até lá com alguma saúde.
·         Calculo por quanto tempo mais poderei aguentar um plantão após o outro, quantas horas a mais além das habituais 60 por semana devo fazer para pagar a escola dos filhos, o aluguel da casa, a compra do mercado.
·         Sou também um dissimulado. 
·         Finjo não ver o descalabro moral que invadiu o país. 
·         Simulo estar contente com as condições que tenho para tratar das vidas que me são confiadas.
·         Me engano acreditando que haverá uma luz no fim do túnel para a Medicina no Brasil. 
·         Mas acima de tudo, sou Médico, apesar de você, apesar do PT, apesar dos políticos que estão acabando com este país, eu vou levantar pela manhã e lutar com todas as minhas forças pelo bem de meus pacientes. 
·         Estou livre para poder fazer isso até quando Deus o desejar.
·         Ao senhor, espero que pague por todo dano que fez a esta nação.
·         Então, de maneira calculista e com alguma dissimulação, lhe digo: Prepare-se.
·         O Frio lhe aguarda"
Enfim, todos os acusados investigados, processados, julgados, condenados e presos, “ex”-presos, delatores e testemunhas MENTEM; apenas a asquerosa, sorrateira, ardilosa e venenosa jararaca diz a verdade – a sua verdade própria; claro! – Inclusive, sofre surtos de amnésia ou demência ou Alzheimer quanto aos fatos, episódios e eventos o comprometem: “não sei, querida!”; “não vi”, “jamais fiz”; “nunca soube” e “nunca viu” etc.; mas lembra de minúcias, peculiaridades e detalhes sobre os outros, porém não se recorda de nada que lhe diga respeito ou o comprometa, deixando patente, claro e a toda evidência de que “quem presidiu o país foi a suposta finada Marisa Letícia”, que deixou-lhe uma pensão de R$ 30.000,00, sem nunca ter laborado ou contribuído para a previdência oficial ou privada, como o fez em seu próprio PGBL de ínfimos, parcos e irrisórios R$ 9.000.000,00 – nove milhões de reais! É espantoso, fenomenal e fantástico; ou não?
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário