domingo, 25 de junho de 2017

ENCÔMIOS ÀS NOSSAS MESTRAS, COM TODO RESPEITO E CARINHO

Joilson Gouveia*

Às mestras, com carinho” refletem, denotam, demonstram e comprovam, por seu testemunho minudente, de que tínhamos luzes “na escuridão”, onde nossas mestras eram respeitadas e “temidas” não só pelos “castigos e bolos de palmatórias” admitidos, consentidos ou “autorizados” por nossos pais e mães aos “pestinhas” peraltas e traquinos que quase todos fomos nessa época, mas, sobretudo, pelos ensinamentos de respeitosa sabedoria – quantos de nós não queríamos ser professor quando crescêssemos, para ser respeitados? – digo isso quanto aos quarentões, cinquentões e sessentões de hoje, que foram transformados em cidadãos e cidadãs de bem por essas reconhecidas mestras de outrora! Parabéns pela justíssima homenagem!
Detalhe: era uma profissão quase que exclusiva de abnegadas, dedicadas, ciosas e vocacionadas professoras egressas normalistas do curso Normal ou Magistério, que se limitavam ao Ensino e em Ensinar; professor havia sim, mas no ginásio e colégio. Ou não?
De lembrar de que ainda não havia as figuras do pedagogo, psicólogo, orientador e coordenador educacionais – caciques demais para os poucos inocentes índios ávidos pelo Saber e Conhecer – que passaram a Educar em substituição aos pais e mães, daí gerou-se esse legado que temos visto e sofrido da “pátria educadora” disseminando suas ideologias de gênero ou açodada, precoce, abjeta e perversa educação sexual já no Ensino Infantil e Fundamental, como soe acontecido, inclusive as mestras passaram a ser denominadas de “tias”!
Bem por isso, discorremos sobre o tema no texto seguinte, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/tio-ou-professor-o-que-e-melhor-para.html; - reitere-se a indagação feita em maio de 2013.
Abr
*JG

P.S.: aos pouquíssimos professores e professoras que Ensinam o nosso tributo, pela coragem, abnegação, dedicação e vocação de tentarem Ensinar e não “educar”, mormente de sobreviverem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário