domingo, 5 de março de 2017

UM MANIFESTO MARIAS-VÃO-COM-AS-OUTRAS

Joilson Gouveia*

A imensa rede mundial de computadores tem permitido o acesso aos seus usuários às infinitas possibilidades de uma gama ilimitada do conhecimento humano e da humanidade, especialmente do “saber” e “ter” informações nos mais diversos campos (cultural, religioso, político, científico, tecnológico, histórico, arqueológico, astrológico, sociológico, social, psicológico, antropológico, bélico, militar, econômico, social e etc.) e, também, nas suas várias, distintas , diversas e variadas redes-sociais, que reúnem pessoas, gentes, indivíduos e sujeitos de uma diversidade de etnias ou nacionalidades do gênero humano, que é considerado e tido como homo sapiens! – houve quem dissesse também da “mulher sapiens”!
Há uma multivariada expansão disseminada e pulverizada espraiada nessas redes de opiniões, informes e informações estribadas numa filodoxia de entelequituais do “pensamento-crítico”, de pessoas incapazes de pensar sobre os axiomas, máximas e aforismos ou ideais, ideias e ideologias que abraçam, desfraldam, defendem e pregam mediante o simples clique no “curtir” ou “compartilhar”, mormente por se sentirem os salvadores do mundo e da humanidade, “autodenominados de politicamente correto, que exigem respeito e tolerância, abomináveis dos preconceitos preconceituosos” etc., os quais, na prática, na realidade e fora do mundo virtual, se portam, se conduzem, agem e atuam de modo bem díspar, diferente e distante daquilo que “abraçaram”. É fato!
Todos vimos a atitude desrespeitosa de uma celebridade que exige respeito, mas não se dá ao mesmo: "não exija minha educação demonstre a sua”! Quanta tolerância; não? – Infelizmente a Lei Rouanet corrompeu muitas celebridades!
Tem-se visto às escâncaras samaritanos prejulgando, condenando ou até destacando e enaltecendo certos pensamentos, aforismos, máximas, ideais e ideologias desconexas e sem nexos, inóxias, ignaras e agnósticas por ignotos, no mais da vez, “intelectuais que não pensam”, como averbara Roberto Campos sobre um determinado partido, a saber: “é um partido dos estudantes que não estudam, dos trabalhadores que não trabalham e dos intelectuais que não pensam”; o que resta comprovado com “o manifesto dos mais de 400 intelectuais”, como vimos de ver nas redes sociais. Aliás, o ícone do mundo ou mercado empresarial Antônio Ermírio de Moraes, assim os definiu, a saber: “A política do PT é a arte de pedir votos aos pobres, pedir dinheiro aos ricos e mentir para ambos. Na realidade não sabem fazer mais nada na vida!” – foi o que se viu de ver nesses últimos quatro lustros de enganos, engodos e ardilosos, inescrupulosos, oprobriosos ou desastrosos senão criminosos desgovernos, tanto do “criador” quanto de sua “criatura”! Ou não?
Ademais, ao ensejo, urge mencionar certos memes sobre “cara-metade”, “par-perfeito” ou receitas-modelo-ideal de vida conjugal – quem mais cantou sobre “a cara metade-da-laranja”, já chupou a quase uma dúzia delas. Não somos metade de nada nem de ninguém, somos íntegros, inteiros e únicos enquanto sujeito, pessoa e indivíduo; reitere-se: nenhum ser é metade de nada nem de ninguém.
Tal e qual “um-par-perfeito”: ora, em sendo um par, um há de ser esquerdo e outro destro, portanto distintos, díspares, diversos e diferentes ainda que similares ou um macho e uma fêmea; um ser masculino e um ser feminino; um homem e uma mulher – que, diferente do que se apregoa, são dois seres imperfeitos, falíveis, equívocos e em busca do aperfeiçoamento numa relação de convivência (conviver é viver com o outro) ou coexistência, que é conceder, conceber, compactuar e compartilhar de cúmplices preferências, vontades, desejos e gostos semelhantes recíprocos, mútuos, queridos e consentidos entre ambos, por livre nuto, alvedrio e espontânea vontade, sob pena de um submeter-se ou subjugar-se ao outro. Nada imposto presta!
Enfim, já disseram-nos os romanos: “gustibus et coloribus non est disputandum” – gosto e cor não se discute!
Ah! Não esqueçam: dia 13 de março é o dia “D” – precisamos exigir a continuidade da faxina iniciada, para endireitarmos nosso Brasil!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário