quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

500 ANOS DE CLEPTOCRACIA, ARGIROCRACIA OU DE PLUTOCRACIA

Joilson Gouveia*

Alguns renomados blogueiros (e outros nem tanto assim) que se dizem ou pensam que são jornalistas, com fulcro num “acordo de leniência”, da Odebrecht, que deixaria transparecer que o “propinoduto” ou “propinocracia” ou “cleptocracia” ter-se-ia iniciado em 2001, e não em 2003, como fora assestado pela Força-Tarefa da Operação Lava-Jato – que tem lavado a alma dos brasileiros e das brasileiras decentes, honestos, honrados e de bem deste país (grafado assim em minúsculo mesmo em face da conjuntura alcançada pelas desastrosas, catastróficas, inescrupulosas e criminosas governanças esquedistoPATAS, desses últimos seis lustros) e que, em assim sendo, não poder-se-ia responsabilizar aos escarlates et caterva, ao ponto de comemorarem que não foi o PT quem começou a corrupção em conluio com seus corruPTos e corruPTores. Risível senão patético!
O que é verdade, sim. Não! Não começou com o PT; claro! Ela, a corrupção, é mais que “octogenária”, como bem o dissera eLLa, aquela , condenada e defenestrada do Poder, que sofreu uma “queda, sem coice”, como urdido, querido e imposto pelo re(i)nan!
De outro modo, outros iluminados escarlates dizem ser um fenômeno mundial ou que, no Brasil, ter-se-ia iniciado com o escriba de Cabral ao retratar ao seu “El Rei” sobre o “achado” da Terra de Vera Cruz: onde ter-se-ia “500 anos de corrupção”. Ou seja, excluiriam os quase catorze anos deLLes!
Ora, a tese de defesa é inócua, inerme, inóxia, pífia, inútil e debalde senão vã, esfarrapada, desbragada e oprobriosa, mormente para quem desfraldara as bandeiras da ética, da transparência, da probidade, da legalidade e da lisura na Política, como outrora dissera esse mesmo “partido”, que é tido como a maior ORCRIM de todos os tempos, na história da humanidade.
É bem verdade que não seja o “criador” dela (corrupção), mas, certamente, óbvia, clara e evidentemente NADA fez para combater, coibir, apurar ou evitá-la. Muito pelo contrário, otimizou-a, aperfeiçoou-a e expandiu-a aos demais Poderes, Órgãos e Instituições republicanos de nossa espoliada, aviltada e depenada ou depredada Nação Tupiniquim. Aparelharam o Estado com seus apaniguados, séquitos e sequazes da súcia matula de escarlates!
Com efeito, vivemos numa raquítica res publica de uma dissimulada democracia cujo Poder é do impotente, ignaro, incauto e pueril povo, que põe, mas não depõe, num engodo sazonal, em forma de pleitos eleitorais, com compelidos sufrágios de votos que nada decidem, mas quem os conta decide tudo, consoante assestara Stalin – E assim tem sido e assim ainda será; infelizmente!
Notem bem: quantos, dos efetivamente processados, julgados, condenados e presos, foram expulsos desse tal “partido”? Todos os esforços são para defesa do “partido” e de seu “dono”, o qual já figura como RÉU por cinco vezes; ou não?
O Brasil e os brasileiros e as brasileiras que se lixem, se explodam e se ferrem, dês que se mantenham incólumes, imunes, intactos, inimputáveis e impunes, com seus privilegiados foros por prerrogativas de função acobertados pela odiosa imunidade parlamentar, que deveria se restringir às ideias, ideais, ideologias e falas, discursos, ações, posturas e posições no púlpito parlamentar, nunca para servir-lhes de valhacouto, como soe acontecido.
Enfim, ad argumentandum tantum, arvorar-se, fundar-se ou estribar-se nos crimes anteriores aos seus, suposta ou concretamente cometidos por outros, não elide, nem elimina, não apaga nem absolve-os dos seus. O crime do outro não elimina ao seu! Apenas os tornam iguais e criminosamente idênticos; ou não?
Aliás, se sabiam que assim procediam os sucedidos, seus sucessores são cúmplices por omissão e/ou prevaricação. Ou não?
Abr

*JG

2 comentários:

  1. Realmente eles não inventaram a corrupção; mas fizeram dela uma filosofia de vida,uma religião,onde a falta de ética, de escrúpulos, de caráter para conseguir tudo em benefício próprio é totalmente irrelevante e o mais assustador,com o aval de vários seguidores... Mas ainda acredito que o bem sempre vencerá o mal porque Deus é mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mui grato por sua visita, cara Élida, mormente por suas dúcteis, acórdes e generosas palavras ao nosso singelo texto.
      "Deus é mais", sim, e ainda se diz que é brasileiro!
      Abr
      *JG
      P.S.: volte sempre!

      Excluir