segunda-feira, 29 de agosto de 2016

NINGUÉM TEM AMIGOS! Talvez, amigo! Amigos nunca!

Joilson Gouveia*

Houve quem dissesse "não me deixem só... não me deixem só"!
Tens amigos enquanto tens daquilo de que precisam eles ainda que deles nem precises. Ou seja, enquanto tiveres o que eles querem os terás como sendo “amigos” sempre dito por eles ao serem acudidos: “amigo é para acudir outro”! – Ainda que o axioma ou aforismo popular seja de dúbio sentido! “Estou aqui para acudir vocês todinhos”! - Risos!
Amigo não é matéria, coisa ou objeto para que se tenha dele a posse! Não! Não se tem amigo; estimas ou aprecias alguém como sendo um: o escolhes ou o eleges para ser um amigo; ainda que, no mais das vezes, o “amigo” não te dispenses o mesmo afeto, apreço, atenção ou valia!
Faz-se amigos ou se conquista-lhes aos que se lhes são caros, mas sem preços!
O apreço não tem preço”! Ou teria?
Na vida, somente a solidão (... ingratidão, esta pantera, foi a tua companheira inseparável) tem sido e ainda é a nossa companheira inseparável! E assim será!
Outros diriam que os “amigos se contam nos dedos”. Aos que assim pensam não se dão conta da conta que fazem! Há os que faz-de-conta que são, nessa tal conta! Não?
Os amigos seriam os parentes, os aderentes? Não! Há muitos parentes e aderentes que não são tão amigos assim; ainda que suportem ao grau de parentesco!
Amigos? Amigos! Nem tantos nem tão poucos!
Amigos somos e seremos, sempre, de quem e a quem cativamos como tal, “por sermos eternamente responsáveis” por isso e por esse sentir!
Não, não se tem amigos; sente-se amigo; sentimo-nos amigos enquanto durar esse sentimento, infinitamente!
Tal e qual o “respeito**(que é bilateral, mútuo, recíproco, sinalagmático...) ou equânime, equitativo, equivalente e equipolente, que compele (o respeito) a duas ou mais partes ou mesmo multilaterais, conforme dogmas, normas, regras, condutas e atitudes de convivências sociais e, portanto, condutas humanas – enquanto homo sapiens, claro! – Ver mais sobre o tema in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/breve-sinopse-sobre-hierarquia_1521.html
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário