sexta-feira, 12 de agosto de 2016

NÃO SOMENTE A SEGURANÇA, SOBRETUDO A ORDEM PÚBLICA SÃO MAIS QUE CASOS DE POLÍCIA!

Joilson Gouveia*

Digo-lhe mais ainda: não somente a segurança pública que é muito mais ainda caso de polícia sim, mormente na atual conjuntura, mormente a preservação da ORDEM PÚBLICA, que contém aquela (Segurança) e os demais aspectos: tranquilidade, incolumidade, salubridade etc. etc.! A segurança é apenas um de seus aspectos integrantes e componentes da Ordem Pública – visitem nosso Blog, para saber mais sobre seus misteres.
Há, pois, uma premissa de supina valia, em termos de Ordem e Segurança Públicas: onde há presença da majestade da lei e da autoridade do governo encarnadas na presente figura do nosso castrense ostensivamente fardado, armado, equipado, preparado e adestrado (treinado) ainda que muito mal remunerado, não incidem crimes.
Ou seja, os tais LIC’s – Locais de Incidência Criminal – são deslocados ou migrados para onde ela (Polícia Ostensiva) está ausente, por conseguinte, o próprio Estado – cujo espaço é ocupado pelos marginais, bandidos, narcotraficantes e delinquentes infanto-juvenis, no mais da vez, usuários ou dependentes de drogas, todos “tutelados de marias dos rosários da vida” e dos “direitos dos manos”.
Aliás, desde o advento do ECA, do foro de São Paulo e da espúria, anômala e criminosa parceria dos desgovernos esquerdoPATAS com as FARC’s – forças revolucionárias da Colômbia com guerrilheiros manutenidos pelos cartéis de Cali e Medelin e demais esquerdistas, que houve o recrudescimento dos tráficos de drogas, de armas e de crimes em nosso país: tem-se, pois, mais de 600 mil assassinatos vítimas de CVLI – crimes violentos letais intencionais, como gosta de mencionar a dona Regina Miki, aquela do pífio Plano Brasil: Alagoas mais segura; lembram?
Isso é fundamental, elementar e básico, no mais mínimo sentido que se pode ter em termos de “sensação de segurança”, in stricto et lato senso! Onde há polícia não há crimes, mormente no seu itinerário de patrulhamento, rondas e policiamento ostensivos. É fato inconteste!
Entrementes, o que foi feito, particularmente em Alagoas, sobre o tema (Ordem e Segurança Públicas), nesses últimos quatro lustros?
Houve quem prometesse “mil policiais militares por ano”, passou oito anos e só fez reduzir os efetivos de briosos, enquanto seu vice vociferara que “Alagoas não precisava de mais PM’s”; lembrem de seu antecessor, que implantara os subsídios (chamados de suicídios pelas praças, na caserna), sob pretexto de “penduricalhos” em nossa legislação de remuneração, da qual há Lei Completar regulando determinada carreira abastada, em nosso Estado, quase uma réplica exata da nossa 3421/74, que não fora revogada pela 6456/2004. Aquela padece em desuetudo.
O sucessor do senhor promessa sequer inteirou, completou ou complementou o efetivo que fora reduzido e continua aquém ao mínimo ideal, para uma Ordem e Segurança Pública razoáveis, toleráveis e suportáveis. Eis o que dissemos em 2103, sobre efetivo castrense ideal para uma Alagoas mais segura e em paz, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/estado-de-alagoas-mais-seguro-qual.html.
Olhem o que dissera Barack Obama, sobre os militares, a saber:
"...É graças aos militares e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos...
É graças aos militares e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa...
É graças aos militares e não aos poetas, que podemos falar em público...
É graças aos militares e não aos professores, que existe liberdade de ensino...
É graças aos militares e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo...
E é graças aos militares e não aos políticos, que podemos votar...". – in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/08/reproche-ao-agnostico-leitor.html
É certo, correto e justo que Educação, como já vaticinara o filósofo sábio Pitágoras: “educai as crianças e não precisarás castigar aos homens”; é essencial e de suma importância, mas o que fizeram com ela (Educação) nesses últimos catorze anos, de “pátria educadora”, todos estamos vendo e veremos muito mais ainda.
Saúde é prioridade, para assegurar o usufruto ao Direito Fundamental à vida e à liberdade de locomoção, que é dever do Estado e direito de todos, mas foram fechados, desativados ou inativados mais de 25.500 leitos nesses últimos anos de desgovernos comunapetralhistas. É fato!
Enfim, os governos hão de definir suas premissas essenciais iminentes, urgentes e emergentes dessas três prioridades fundamentais; já dissemos em nosso modesto Blog: nada funciona no Estado sem o nosso imprescindível castrense, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/08/o-brioso-castrense-caete-nao-deve-ser.html; urge definir, escolher e decidir qual a base mais importante e de sustentação dessa tríade de premissas ou desse triângulo essencial ao convívio em Sociedade, sem os quais nem Sociedade haverá; ou não?
Abr

*JG





Nenhum comentário:

Postar um comentário