domingo, 1 de maio de 2016

ANVISA VERSUS FOSFOETANOLAMINA NA ALEGADA “DEFESA DA SAÚDE”!

Joilson Gouveia*

O sítio da Gazetaweb.com deste domingo informa aos seus leitores sobre o que anuncia, divulga e noticia a ANVISA, que é “contrária aos testes em humanos” de uma substância eficiente e eficaz ou combativa ou redutiva e até sanativa ou curativa de inúmeros pacientes que sofrem padecem e mínguam por causa da maligna doença cancerígena. Pasmem!
A Agência Nacional de Vigilância SanitáriaANVISA, que não consegue sequer exigir dos competentes, diligentes e proficientes “governos” da UNIÃO, dos Estados e, sobretudo, dos Municípios o devido respeito e imprescindível cumprimento do mais elementar, mínimo, salutar, saudável, aceitável, tolerável, eficiente, eficaz e preventivo saneamento básico dos municípios brasileiros.
Aliás, além de preventivas medidas mínimas de um sanitário saneamento e tratamento de estações de águas e esgotos e de galerias pluviais, certamente, já reduziriam imensamente aos índices ou patamares mínimos a incidência das inúmeras e diversas doenças outrora debeladas, mormente pandemias, endemias ou epidemias causadas pelo terrível mosquito AEDES EGIPYTS e, também, até pela “MOSQUITA”, como dissera a “muié sapiens” – aquela “musa da mandioca”-, que se viu compelida e até sancionou lei autorizando a liberação do uso da FOSFOETANOLAMINA, facultando ao paciente aos riscos desse uso, a saber:
“... A lei n.º 13.269 que autorizou o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes com tumores malignos. A determinação afirma que poderão fazer uso da substância, por livre escolha, aqueles que possuam laudo médico comprovando o diagnóstico, e que assinem um termo de consentimento e responsabilidade” (Sic.) – sem grifos no original.
Notem bem: a autorização ou o uso e os riscos são, exclusivamente, por conta, anuência e responsabilidade do enfermo paciente adrede e devidamente assinado o termo de uso!
Antes, a ANVISA era contra fabricação, comercialização, distribuição e administração nos pacientes portadores dessas doenças malignas porque não havia pesquisa científica ou testes comprovando sua eficiência e eficácia, ainda que noticiado por muitos pacientes desenganados e curados, com, empós e após seu uso, o que compeliu ao Congresso Nacional transformar em LEI sua elaboração, fabricação, prescrição e administração, conforme anseios, pleitos e reclamos de centenas de milhares de pacientes e de seus familiares.
Eis que, agora, se posiciona contrária aos testes exigidos, necessários e reclamados, que atestariam ou não a eficiência e eficácia da indigitada substância, porque nos EUA e Canadá os critérios, meios, modos, ritos e fases de experimentos, experiências e liberação são outros e mais complexos e etc. – Ora, os idiomas, costumes, educação e cultura também são bem díspares, diversos, distintos e diferentes do nosso, sobretudo o SANEAMENTO BÁSICO de suas urbes!
Oras, se não havia os testes exigidos e, agora, depois de AUTORIZADO seu uso por facultativa, voluntária e consentida “conta e riscos do próprio paciente e enfermo”, o que impediria tais testes em humanos? A comprovada CURA? Ou interesses de laboratórios internacionais ou globalizados?
Lembremos, pois, que, no caso da substância FOSFOETANOLAMINA – tida como substância eficaz CONTRA determinados tipos de CÂNCER-, que seria uma esperança a mais de sobrevida, um lenitivo ou paliativo ou um “placebo”, como dizem outros, ou até mesmo a panaceia aos aflitos que amargam, sofrem, mínguam e morrem desse MAL, quais males dos eventuais testes?
Enfim, há exigentes critérios, normas e leis aqui também, sobretudo para que “MÉDICOS” de outros países atuem aqui, como o REVALIDA, por exemplo. No entanto, onde a ANVISA nos tais “programas MAUS Médicos MÁS Saúde”, mesmo contrariando aos rigorosos critérios, normas e leis, mormente às “trabalhistas”, num regime semelhante ou similar de escravatura desses “médicos”, que apenas auferem um terço do que seria devido, e dois terços para seu El comandante em chefe cubano; ou não? Hipócritas? Cínicos? Patifes?
MAIS CIVISMO MENOS CINISMO”!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário