quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

LIBERDADE SEM LIMITES É ANARQUIA NUNCA DEMOCRACIA

Joilson Gouveia*

Sendo laico o Estado, portanto, não deve ele discutir, parcial ou totalmente, sobre esta ou aquela religião, doutrina, seita ou mesmo a ou sua falta ou ausência por parte de seus concidadãos, como bem dissemos em nosso Blog, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/06/estado-laico-versus-status-quo-ante-ou.html.

Entrementes, ainda que não tolha, cerceie, controle, minimize ou reduza a capacidade de livre liberdade de expressão dos mesmos, também não deve impor nem mesmo essa mesma livre liberdade de opção sexual de seus concidadãos – coisa de foro íntimo e que a cada qual e de per si diz respeito, mormente a indigitada, malfadada e odiosa tentativa de imposição da nefasta, funesta e nefanda Teoria de Gêneros – inexiste um tertium genus. Ou não?

Livre, aberta, ampla e para todos deve ser a Educação nunca suas escolas, ainda que públicas ou privadas, o processo de ensino-aprendizagem do fundamental ao terceiro grau deve ter um esquadro ou parâmetro básicos delimitados na Carta Cidadã, LDB e PNED, deixando para o aluno já capacitado, qualificado e habilitado dos seus cognitivos saberes decidir se será teísta ou ateísta ou sexista, machista, feminista, carnívoro, vegetariano e etc. ou alienado, alienante, alienista ou tertium-genista ou abster-se de sua condição de gênero e tentar ser assexuado. Ou não?

Ofertar, assegurar, dispor, garantir e protagonizar o Ensino, a Educação, seus Princípios Axiológicos Éticos, Morais e a justa Valorização de seus Professores e Alunos é o dever básico, fundamental, essencial e elementar de todo e quaisquer Estados Democráticos, Humanitários e de Direitos, mas, gize-se por supino, nada imposto é tolerável, aceitável ou suportável; não se pode estuprar o livre pensar mediante sua liberdade de livre expressão de seus pensamentos, nem tanto aos céus nem tão pouco à terra. Liberdade infinita é mera utopia insana.

O Estado deve ensinar os caminhos e como caminhar, mas as trilhas, percursos e destinos cabem a cada um seguir, trilhar e buscar desde que não se desvie do correto, certo, “rectus, recto, directus” e do dever-poder a que todos devem ter como Direito.

Liberdade SEM limites é anarquia nunca democracia. Anomia nunca!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário