quinta-feira, 8 de maio de 2014

“O Bem E O Mal Só O São, As Mais Das Vezes, Pela Idéia Que Deles Temos” – Ou: Marqueteiros versus mosqueteiros!

Joilson Gouveia*


Li, numa página ou home do Facebook de um vetusto parceiro, uma frase título de capítulo, de uma obra que desconheço - confesso - a frase é um “Ensaio de Michel de Montaigne”, segundo disse esse meu amicíssimo de longas datas e fraterno irmão, cuja frase é a seguinte: “O Bem E O MAL Só O São, As Mais Das Vezes, Pela Idéia Que Deles Temos”. (Sic.) Achei de curtir e comentar, com o seguinte, a saber:

“E como, para se "ter ideia" do que sejam BEM E MAL, urgem inteligência, saber e educação, e, também, cérebro e memória, pois muitos fazem o BEM e são DO BEM, nas vinhetinhas de TV, dos marqueteiros, e, bem por isso, estamos nesse Brasil!” (y) – “Os marqueteiros” as possuem a basto, e de sobra, mas, independentemente do BEM ou MAL que farão com seus marketings, “trabalham” em PROL de e para que pessoas MÁS pareçam DO BEM, ao povo analfabeto e semianalfabeto, rude, bronco, néscio e ignorante, porém mantido pelo cabresto imoral, eleitoral e eleitoreiro do assistencialismo* dos ditos socialistas de botequins. Quais Ethos et Morus – Ética  e Moral - desses cultos marqueteiros, no mais da vez, brilhantes jornalistas e de cultura e inteligência ímpares ou singulares e destacadas das medianas ou medíocres ou incultas “cabeças pensante destipaís”? Quais seus Princípios? Se é que os tem; mas falam e escrevem muito bem!

Eis que, matutei ou pensei, cá com meus botões, e a associei à conjuntura de nossos rincões tupiniquins e plagas caetés, nas quais estão aí, de há muito, perene, vitalícia e permanentemente, as mesmas personagens sorridentes e DO BEM; as mesmas de sempre e das últimas cinco décadas ou desses contínuos dez lustros que são responsáveis direta, transversal, oblíqua e indiretamente pelos nefastos IDH negativos e, também, pela desenfreada violência galopante que ceifa vidas e mais vidas dos alagoanos (que, agora, uns dizem ser OMISSÃO “deste governo”) o que já é um generoso jogo, pois, ao ADMITIR que tenhamos tido isso: GOVERNO; nesses últimos três lustros – e, principalmente, também, como se a OMISSÃO, DESÍDIA, INCOMPTÊNCIA ou CULPA seja única, apenas e somente dele (GOVERNADOR). Parêntesis ou pausa para uma indagação (O que tem feito a tal bancada federal pelos alagoanos e pelo nosso espoliado Estado?)

Os marqueteiros não dizem, não mostram e não falam nada sobre seus feitos, primeiro porque não os há e segundo porque hão de mostrá-los sorridentes, alegres, felizes e bonitos ou até cabeludos tanto quanto suas mentiras e implantes ou efeitos de fotoshop possam destacar suas caras – antes eles tinham “duas caras” que nem baralhohoje há diversas faces ou “feices”, e como tem caras.

Há até uma “Rapunzel” ou um “Sansão” de tão cabeludo que está e de madeixas caindo à testa, que lança seu El príncipe do principado mais evoluído, rico e próspero que há nos reinos caetés onde reina e como reina, para ser El rey das “Terras dos Marechais” e apresenta-nos um BOM rapaz e DO BEM, também. Tão bem!

Outros, de rampante empáfia e impoluta soberba, diz-se injustiçado e posa de vítima de uma coisa que sequer enfrentou ao RENUNCIAR – quem teme não luta e quem não deve não teme- quem irá nos reparar do confisco de nossas economias sofríveis e aviltadas pelos tantos Planos Econômicos desses “governos”? Precatórios? Eles não respeitam, não cumprem e não pagam, mas cobram impostos de todos os gêneros, níveis e espécies para manterem aos seus status quo, de ARISTODEMOCRÁTICO!

Com efeito, nas caladas das noites e de silenciosas madrugadas e silentes serenos das barras caetés, ele urdem, astuta, sagaz, ardilosa e maquiavelicamente em conluio com essas “cabeças” destacadas dos demais plebeus, as melhores formas, maneiras e estratégias de lograrem ao povo e lograrem êxitos em seus mais vis, sórdidos e mesquinhos interesses e objetivos e metas de PERMANECEREM ONDE ESTÃO E COMO ESTÃO, tenha-se BOA OU MÁ GESTÃO. Ou seria intenção? Essa nem é a questão. Nem querem saber onde estão ou se há questão: querem mesmo é ganhar a eleição e nunca tentar a SOLUÇÃO de nada que aflige ao POVÃO, pois eles (todos os problemas insolúveis e o povão sem educação) os manterão onde estão!

E notem que apenas falamos em dois pequenos problemas: segurança e educação!

*N.A.: Esqueceram-se do dito pelo Lulão, o verdadeiro e autêntico sertanejo e cabra macho do sertão, que cantava forró e baião e permitam-me relembrar célebre frase do verdadeiro nordestino LULA, o verdadeiro Luiz, o “Gonzagão”, o “Rei do Baião”: “ESMOLA PARA O HOMEM SÃO OU MATA DE VERGONHA OU VICIA O CIDADÃO.Dê-lhe trabalho digno e emprego justo jamais ESMOLA. Ensine a pescar, mas não lhe dê o peixe!

Por outro lado, ressabido que uma imensa maioria AUFERE tais “bolsas isso, disso e aquilo” e sequer o fazem jus em detrimento das LEGIÕES DE MISERÁVEIS ainda existentes ou sobreviventes, pois tais programas sociais não os alcançam. É a dura, nefasta e cruel realidade e fato!

Abraços

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário