domingo, 11 de maio de 2014

A SAÚDE ESTÁ UMA PENÚRIA POR CULPA DOS MÉDICOS OU DOS GOVERNOS?


Joilson Gouveia*

Antes de adentrarmos ao tema deste, leiam abaixo alguns dispositivos constitucionais, da nossa CARTA CIDADÃ, que imputam e compelem ao Estado o dever de prestar, protagonizar, ofertar, garantir, CUIDAR e TRATAR da Saúde do brasileiro, a saber:

Art.23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência (...)

Art.30. Compete aos Municípios

VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população (...)

Art.195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

"§10. A lei definirá os critérios de transferência de recursos para o sistema único de saúde e ações de assistência social da União para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e dos Estados para os Municípios, observada a respectiva contrapartida de recursos."

DA SAÚDE

Art.196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Art.198 (...)

(*) §1º Parágrafo único. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do Art.195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (*) Parágrafo único modificado para §1º pela EC nº 29, de 13/09/00 (...)

No entanto, o que se tem visto, na realidade, na prática, no dia-a-dia e cotidiano, é uma rotina de reportagens, manchetes, notícias, matérias e denúncias sobre imensuráveis filas em hospitais ou casas de saúde, privadas e públicos, mas, também, e, sobretudo, daquilo que os esquedistaPATAS vermelhos passaram a chamar de PLANOS SUPLEMENTARES DE SAÚDE ou Saúde Complementar ou SAÚDE PRIVADA - que está literalmente na privada e nem há água e nem aquela cordinha quando tem água, para a descarga -, para DESAFOGAR AO SUSSISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – que causa mais doença que saúde ao povo brasileiro.

Eis que um matutino de grande circulação imputa aos médicos, desses planos complementares ou privados de saúde, odiosas, perversas, mercenárias, imorais e ilegais práticas e que essas seriam de ciência do Conselho Regional de Medicina, em Alagoas. Será verdade! (?)

Se a prática é ilegal, abusiva e é criminosa ou o CREMAL sabe que há tais práticas: sabe e nada faz para coibir (?); o que é igualmente condenável tanto quanto suas OMISSÕES ou mesmo esperar que a vítima, que fica e está entre a CRUZ e ESPADA, vá ao CREMAL DENUNCIAR aquilo que ela já sabe e que é o curial, comum, trivial ou contumácia de seus membros. É de se questionar qual a serventia de tais conselhos, ou não? Ah! E como há conselhos nesse Estado; não?

Para onde vão os recursos da saúde já que a privatizaram e fizeram dela mercadoria de cobiça disputada quase à tapa por centenas ou milhares de "planos de saúde"? – que, na verdade são PLANOS DE DOENÇA, pois se paga um PLANO para ter SAÚDE, mas somente se é ATENDIDO, de pronto e na hora, quando e enquanto na doença, desde que urgente ou emergente - o que é menos MAL - pois, no mais da vez, os PLANOS VIRARAM SUS, para uma simples marcação de consultas e/ou exames haja MORA, e o PACIENTE tem de ser realmente um paciente, com bastante, PACIÊNCIA, calmo, tranquilo e alheio a tudo e a todos porque senão estoura pelas costas (feito cigarra ou sapo cururu) e xinga todo mundo se agasta e enfarta e morre logo. Outra: para que marcar hora se nunca atende na hora-marcada? Criaram um monte de Agências Reguladoras de nada ou para nada que só servem “para empregos” – e não trabalho – dos séquitos e súcias ligados aos “governos”; governar e gestar ou administrar não é nada disso; deixem disso e acabem com isso, assim já é DILmais!

Já os políticos das três esferas todos vão muito bem, obrigado! E bem assistidos em planos caríssimos pagos pelo povo – até para reimplantes de vastas cabeleiras e outros quejandos -, por via dos nossos impostos, que nunca são carreados para a SAÚDE do povo brasileiro, que é "dever do Estado" tal qual a SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTES PÚBLICOS, que deveriam ser obrigatórios aos homens públicos, parlamentares e nossos “representantes”, SANEAMENTO BÁSICO e TRABALHO ou emprego para todos, mas estes só os há para conselheiros, comissionados e cargos de confiança, mormente nas plagas caetés.

Abram os olhos, conterrâneos, e vejam as mesmas carinhas sorridentes de sempre!

Abr

*JG

2 comentários:

  1. Nossa, excelente o texto, parabéns!
    É revoltante ver como o povo sofre quando precisa de uma simples consulta. É só ir em um posto de saúde após as18h,e ta lá um monte de pessoas que dormem ali, no frio, calor, chuva, sem comida, sem poder usar um banheiro, tudo pra marcar uma consulta.Pacientes que precisam de remédios caros e que não tem condições de comprar, morrendo porque quando vão ao posto buscar nunca tem.Aqueles que ainda podem pagar um plano, embora seja demorado as vezes a consulta, em uma emergência ou urgência ainda tem um hospital com um melhor atendimento. Agora quantas vezes a pessoa entra em um hospital público vivo e sai morto por falta de atendimento? Quantas mães perdem seus filhos por não serem atendidas por falta de vagas? Não sei aí, mas aqui em Friburgo, se você tem um plano como a UNIMED, fazer exame não é demorado, consultas em consultórios particulares as vezes demora sim, mas tem o hospital, que não é lá grandes coisas, mas ao menos a pessoa não morre.Triste mesmo é o povo, o povão, que enfrenta anos e anos em uma fila e muitos morrem, pois são vencidos pela doença. Enquanto eles fazem reimplantes, o povo morre esperando, ou sofre na espera de ser atendido. Essa é a nossa triste mas verdadeira realidade!
    Kelly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, mui grato por anuíres e comentares e relatares a conjuntura daí de seu lugar, grato!
      O nosso Brasil vem sendo espoliado, aviltado e muito MAL administrado ou gestado ou governado, infelizmente!
      Abr
      JG
      PS: Hora de mudar: outubro vindouro e não só em Sumidouro!

      Excluir