quarta-feira, 9 de abril de 2014

Postagem no renomado Blog do Ricardo Mota sobre "fatalidade" ou Queda de Silo, do MOTRISA!

Joilson Gouveia*

Meu preclaro, predileto e perleúdo literata do noticiário caetés e tupiniquins "Peninha", reitero e retribuo-te as suas generosas saudações e reapresento as minhas mais efusivas, marciais e sinceras saudações pela saudável dialética urbana, claro! ;)
Sei sim de suas "respostas" porquanto ler aos seus brilhantes textos neste arauto blog - não o instiguei com o fito de desdenhar ou desdizer aos seus ditos pretéritos e sim para reler idênticas considerações e tratamento igual sobre o (DES) CASO DEIC - para relembrares e retornares ao affair para que a população não se acomode e aceite passivamente aos ardis desses desgovernos...
Já o disse antes, repeti e reiterei e retorno a dizer: não temos uma POLÍTICA DE ORDEM E DE SEGURANÇA PÚBLICAS e nem de DEFESA CIVIL ou de DEFESA SOCIAL preventivas, proativas e, portanto, que previnam e/ou EVITEM outras "fatalidades" desse "naipe, jaez ou qualidade" em níveis municipal e estadual e até nacional.
Maceió está sobre um imenso "barril de pólvora", ao Sul: Braskem ou antiga Salgema/AL que tem um “cinturão verde” (?) para conter iminentes e eventuais vazamentos de gazes e explosões (?); Ao Centro e Oeste: há quanto tempo se extrai de seu subsolo bolsões de sal gema e de gases e, também, aterraram ou tamponaram córregos, riachos rios, lagos, brejos e lagoa (?) com "obras de diques", mas sem adequado saneamento básico (?) olhe o caso de nosso “cagódromo” (emissário submarino que custou três vezes mais de seu valor inicial e que foi reduzido em três vezes o seu tamanho original: de 1800m de cais para 600m, e de 3500m de tubulação para 1500m) de uma fedentina constante senão perene; olhe o "Papódromo" à beira da Lagoa Mundaú e etc. Ao leste: quantos tanques enormes entupidos de combustíveis na bela Pajuçara – e olhe que já houve explosão de carro tanque, lembram?
Nossas lagoas, rios, mangues, praias e barras estão sendo invadidas ou privatizadas por condomínios de luxo ao “pretexto de cada árvore derrubada três serão plantadas”... (onde, cara pálida?), tudo e todas estão sendo assoreadas, sufocadas e aterradas e todos os anos a mesma “mortandade de peixes e de nossa flora e fauna lacustres”... O que era nossa linda Jatiúca – onde seus coqueirais e seus riachos e lagoas (?) e onde está o nosso saudoso Gogó-da-Ema, e Os 7 coqueiros?
O Salgadinho agoniza num estado terminal sem igual e enfeia e polui o mais belo cartão postal de Maceió – olhe o nosso Porto (?) – os demais rios Niquim, Jacarecica, Guaxuma e Riacho Doce e etc. se veem fadados ao mesmo termo dentre outros mais. Ou não?
Houve um incêndio de um supermercado no centro que demonstrou a basto as quase inexistentes ou insuficientes e ineficientes redes de hidrantes de nossa cidade provinciana, que tem redes de galerias pluviais e de hidrantes bem conservada, mantida ou manutenida (?) Ou não?
Aterraram o antigo lixão e estão loteando e construindo imóveis e edificações sobre ele; o que virá em breve?
Há mais sobre o tema em nosso blog, dê-nos a honra e visite-nos, sobretudo, comente-o, sim?
Abr
JG*
PS: mui grato pela célere resposta ao indagado! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário