quarta-feira, 9 de abril de 2014

ELEIÇÃO É LIVRE ESCOLHA OU INDUÇÃO DE PROPAGANDAS TELEVISIVAS?


Joilson Gouveia*

Gustibus et coloribus non est disputandum - Gosto e cor não se discutem – já diziam os romanos; mas, cá para nós e o povo do mercado, o eleitor honesto, trabalhador, contribuinte, honesto, decente, honrado, probo, simples e direito não se deixa levar por discursos ou pesquisas ou mídias e marketings, na eleição, ele escolhe alguém que seja seu digno representante e que se assemelhe com seu caráter, personalidade, atitude e reputação e sua conduta ética, moral, profissional e pessoal e sua retidão parlamentar ou política. Duvido um cidadão honesto, decente e pacato escolher um candidato mãos sujas, processado ou violento ou de conduta desviada ou desviadora de reto dever!

Estupefato com alguns incautos, ignaros ou néscios úteis que insistem, teimam, recalcitram com renitências em comparar o que é incomparável ou justificar o injustificável ou mensurar o imensurável ao tentarem examinar ou avaliar ou criticar atos, atitudes, condutas e posturas éticas, morais e profissionais de novos e velhos parlamentares ou políticos profissionais – se fossem avaliados somente pelos seus feitos, efeitos e bens feitos ao Estado e aos alagoanos todos seriam reprovados, certamente que sim, pois quase nunca se lembram dos seus feitos, mormente se não obras colossais ou monumentos, logradouros, praças ou vias e estradas com seus nomes – ainda que a Constituição vete aposição de vivos em prédios ou obras e monumentos públicos. Mas, ainda assim, é imperioso VER com olhos de VER aos que ainda tem suas mãos limpas, no mínimo, no âmbito ou esfera ou órbita pública. Ou seja, durante, enquanto e como SERVIDOR PÚBLICO que o é e como devem ser quaisquer agentes políticos ou parlamentares: REPRESENTANTES DE UM POVO, e não somente de seus eleitores e de si próprios e de seus familiares e de seus séquitos, como soído, contumaz e, perenemente, acontecido.

Alagoas estaria em excelentes mãos femininas se nossa honesta, destemida, honrada, intrépida e ilibada guerreira caetés se predispusesse em ser nossa Governadora, na minha singela maneira de ver - Davi venceu ao Golias com uma simples funda, há registro históricos e bíblicos - mormente diante do CAOS causado pelo atual 10governo. Era uma catástrofe prevista, se levado em conta seus feitos enquanto parlamentar de mais de cinco lustros de desastrosa ou pífia ou omissa “atuação”; ou não?

Mas, ao contrário do que penso, desejo e vejo, para quaisquer cargos que ela se candidatar, merece não somente o meu e de meus familiares e amigos e amigas, mas, sobretudo, os votos de todos os alagoanos, mormente dos homens e das mulheres DE BEM deste combalido, espoliado e aviltado Estado, por sua conduta ilibada, honesta e aguerrida na defesa da coisa pública, tem suas mãos limpas: credenciais singelas, ímpares e imprescindíveis aos nossos representantes.

Se seu verbo é acre, ferino, amargo e incisivo ou, diga-se assim, contundente ou agressivo ou ofensivo, rancoroso, iracundo, mas, ainda assim, decerto não são mentiras nem leviandades e nem calúnias, apenas retratam fatos, verdades e realidades - se o é politicamente incorreto ao menos não o é demagógica e hipocritamente ou falaciosamente ou tolerável e aceito covarde, omissa e falsamente por desídia ou incompetência de quem tem o DEVER-PODER de executar, de cumprir e de fazer e de dizer, e ela o diz! E como o diz.

Como dizer de quem se apodera do alheio? Desvio? Ou que se enganou, não sabia, não viu e ouviu, e até achou ou pensou que era seu e que poderia usar como seu? Outra palavra não há que esta: LADRÃO. Bandido é bandido! E não importa se tem o colarinho branco, azul, vermelho, verde ou amarelo. Ora, se matou é assassino, portanto, criminoso - ainda que tenha sido por exercício regular do direito; em estrito cumprimento do dever legal; em estado de necessidade ou em legítima defesa; se matou alguém, cometeu um delito de homicídio, sim. É criminoso, ainda que seja absolvido pela justiça, se for o caso. É verdade? É verdade sim. Feliz ou Infelizmente é verdade. Mais: se fuma maconha é maconheiro; se usa drogas é usuário de drogas – chamado de dependente químico por uma lei que mais protege que coíbe o tráfico de drogas... Se vende o corpo, para o sexo, é prostituta (prostituto), sim; não me venham com o papo de garota-de-programa. Ou acompanhante executiva.

Aqueles que se ofendem ou se agastam ou se incomodam com a sua destruidora “metralhadora verbal giratória”, se nos antolha, se nos afigura e se nos transpareça porque algo semelhante deve DEVER ou pensam igual aos desviadores ou defendem aos desviadores, corruptos, corruptores, desviadores e ladrões do Erário. Ou não?

Se o eleitor elege um representante ladrão é porque seus eleitores são iguais a ele; ou não?

Cidadão, a escolha é unicamente sua, ainda que inexista a certeza de um voto 100% seguro.

Abr

JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário