domingo, 6 de abril de 2014

CRIADOR E CRIATURA



Joilson Gouveia*
Grande literata do noticiário caetés e tupiniquins e culto bloguista Ricardo Mota, saudações humanistas!
Antes de adentrar ao tema e de mais nada e de qualquer coisa, insto-o ler nosso singelo texto http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/04/advertir-e-lembrar-ou-lembranca-e-maior.html e, também, extensivo aos seus demais leitores!
O que se nos afigura e se nos antolha ou nos deixa transparecer, dos mais variados, diversos e díspares comentários postados aqui, é uma necessidade de mudança ou de alternância ou mesmo um clamor de esperança num novo “Sassá Mutema**, ou até mesmo de um "salvador-da-pátria" ou de um “timoneiro” competente, capaz, eficiente e eficaz, mormente comprometido em navegar ou singrar com segurança para a “Nau Alagoas”, que vive à deriva por quase quatro ou cinco lustros, sobretudo porque sua “tripulação” tem sido a mesma e a de sempre ou igual nesses anos todos: olhem quem são as grandes figuras que nos tem “governado” ou nos tem “representado” : aqueles mesmo da ARISTODEMOCRACIA – vide aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/06/aristodemocracia.html . Eles zingram com a nossa sofrida, espoliada e querida Alagoas e, também, com todos os alagoanos DE BEM!
Esquecem os açodados ou os ávidos ou os desesperançados eventuais ou potenciais eleitores do neófito ou do novo facho de luz dessa sinistra, tenebrosa e noturna escuridão, que há muito tempo encobre nossa terrinha caetés, que os mesmo e de sempre ou eternamente arraigados ao PUDER é quem sempre INDICA O NOVO como a solução aos mesmos problemas que eles nunca resolveram. Ou não? Aliás, é essencialmente fundamental que existam tais “problemas” como supedâneo básico de suas “propostas” perene, vitalícia e permanente de solução a cada salvador indicado.
Pode o afilhado descumprir ou desobedecer ou desviar ou desdenhar ao seu padrinho ou ao “coronel” ou pistolão político que o INICIOU ou INDICOU ou APRESENTOU, como sendo o NOVO, se atrelado ao seu indicador? Esquecem ou esqueceram que o atual e que ora se finda está no ocaso se disse e se dizia a “SOLUÇÃO, para todos os problemas que nos afligiam a todos” – e por duas vezes nada fez e nem solucionou?
Mais: quais os projetos, as propostas, os planos, os programas ou as mudanças propostas? Por falar nisso: onde andará aquele tal engodo do “AL tem pressa”! (?) Haja “conselhos”!
Outra coisa: urge destacar porquanto de alçada valia e supina importância lembrar que o dito fora posto pelo suserano para solucionar o grave problema da crucial e descontrolada VIOLÊNCIA que nos aflige a todos, e, no entanto, de ordem de seu suserano, abdica ao dever que assumira e jurara solenemente, para ser lançado pelo “como esperança de mudanças”...
Donde se infere sua ordeira, disciplinada ou vocacionado disposição ou dedicada obediência ao seu suserano; ou não?
A criatura sempre foi, o é e sempre o será uma cópia, uma réplica ou um clone do criador. Ou não?
Há um aforismo popular: “dizes-me com quem andas e te direis quem o és”!
Abr
*JG
** Um “tipo” ou típico ser, analfabeto e do povo, uma ficção criada por novelista global.
P.S.: os tentáculos da medusa são infinitos e inimagináveis ou por demais escamoteados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário