quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

REMINISCÊNCIAS E VIOLÊNCIA


Joilson Gouveia*
No nosso querido, amado e adorado Brasil é assim mesmo: só lembram de quem fez ou faz o gol; nunca ou quase nunca de quem assistiu ao "matador" para marcação do tento, pelo menos no futebol! E não raro esquecem do treinador campeão ou, contrario sensu, a este enaltecem em detrimento dos atletas vencedores.
Na vida pública, à semelhança da futebolística ou desportiva, também acontece assim: poucos se recordam que, o "cabeça branca" fora por duas vezes o "técnico" do “time da segurança pública caetés”, nos idos de outrora, mas não sem suas equipes; ele compôs duas equipes distintas nas duas oportunidades em que esteve à frente da SSP/AL. Eis a grande verdade!
Rol de alguns abnegados, destemidos e destacados oficiais, a saber: Cícero Argolo; Gérson Argolo; Floriano Guedes; Gouveia*; Pereira; Estevam Rego; Cícero Xavier Sobrinho; Sebastião Ribeiro; Gerdvan, Souto; Theodomiro; Leite, Sebastião André e os irmãos Ramalho; os irmãos Evaristo e dentre outros tantos e inumeráveis neste momento;
Mais: destaque-se, pois, nesse período de outrora, que todas as delegacias regionais, municipais e distritais, em sua imensa maioria, mormente nalgumas especializadas, eram ocupadas, dirigidas e comandadas por diligentes, probos, dedicados, disciplinados, destemidos, honestos e abnegados oficiais e praças da briosa caetés!
Ah! As subdelegacias de bairro ou de distritais, também, eram ocupadas por disciplinados, destemidos e dedicados praças da briosa, no mais da vez inativos, cujos pressupostos, para ocupação desses referidos cargos, tinham fulcro na vida funcional pregressa de ilibada conduta moral, profissional e em seu funcional comportamento excepcional, ótimo ou bom.
Aos que duvidam, pesquisem e verão nomes de briosos destacados no noticiário local e nacional em casos solucionados por oficiais de nossa querida briosa, hoje desdenhada, espezinhada, desprezada e enxovalhada por seu principal comandante em chefe, triste, infeliz e lastimavelmente!
Ademais: ressalte-se ainda, também, que os comandantes da briosa de então brigavam, lutavam e defendiam com unhas e dentes aos seus comandados, mormente quando agiam no estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular de seus deveres e direitos ou em legítima defesa própria ou de terceiros ou mesmo em estado de necessidade. Houve um deles que dissera ao governador que não comandaria uma tropa de farrapos humanos esfomeados e exigiu um aumento condizente e adequado à tropa!
Bem por isso, reitere-se, urge sejam impetradas adequadas, devidas e competentes Ações Judiciais sobre os nossos constitucionais, legais, devido, justos e lídimos DIREITOS aos REAJUSTES ANUAIS desdenhados, desprezados e olvidados (NÃO PAGOS E PROCRASTINADOS)por esse senhor que se diz o governador do Estado.
Por que se deve impetrar Ações Judiciais? Simples: os nossos direitos estão fundados nas Leis e Constituições, que ele insiste em descumprir, espezinhar, desdenhar e desrespeitar – para mim trata-se de CRIME DE RESPONSABLIDADE e não somente por essa questão salarial -, mas, sobretudo e mormente, pelo descaso, desdém, leniência, indolência e OMISSÃO quanto ao DEVER-PODER de prestar, protagonizar, garantir, assegurar e prestar ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS a todos os administrados, enquanto comandante em chefe das polícias estaduais.
Será que não caberia uma Ação Civil Pública por este descaso? Descumprir aos deveres, leis e constituições referentes às atribuições de sua órbita ou alçada não constituiriam crimes de responsabilidades?
Onde os demais Poderes e Instituições republicanas e democráticas, para o devido impeachment?
Breve, em muito em breve, ele deverá se afastar do cargo que acha que ocupa – de governador* -e deixará ao outro seu sucessor e suserano igual – aquele que disse que “Alagoas não precisa de mais policiais” e que se “um soldado ganhar 3 mil” ele até seria um brioso; lembram?
*Governar não é nada disso que ele pensa que faz, daí e por isso somos hexacampeões em violência e detentores dos piores índices sociais – Ah! Somente nas vinhetinhas Alagoas está bem, né Seton?
Sou contra, avesso e abomino a violência e até não concordo com o jargão: “bandido bom é bandido morto”; bem sabes disso, meu dileto literata do noticiário caetés e tupiniquins, e, justamente por não conseguir distinguir, diferençar ou ver de modo díspar, diverso ou diferente o ladrãozinho de pé-de-chinelos ou bandido de m... do esnobe, nobre e distinto taturana ou mensários ou de colarinhos branco (estes até acho muito mais danoso, pernicioso, maléfico, perverso, perigoso e abominável que aquele) este mais execrável que aquele, mas, também, principalmente e sobretudo, não posso admitir, anuir, consentir, aceitar ou concordar com o bordão contrário, a saber: “cidadão bom é cidadão morto”; que os bandidinhos de m... ou não tem imposto ao cidadão, imolado ao policial e ceifado aos homens e mulheres de DE BEM de nosso Estado. Há imposição da pena de morte, da pena capital, cruel e de morte banal por eles aos cidadãos DO BEM, por meros objetos de ínfimo valor ante ao maior bem do homem: VIDA!
É preciso sim, e URGE UM BASTA, uma RESPOSTA imediata, incontinenti e já, por parte do Estado, para COIBIR, COMBATER e, sobretudo, REPRIMIR, PRENDER, PROCESSAR, JULGAR e CONDENAR QUAISQUER BANDIDOS, seja ele de m... ou de colarinhos brancos, rosas, vermelhos ou de qualquer cor que seja, e, para isso, é imprescindível termos efetivos bastante para este fim. Todos sabem do absenteísmo cruel, criminoso, omissivo e irresponsável por quem tem o DEVER de preencher, inteirar, integrar e completar os efetivos policiais, mormente de briosos castrense para agirem, atuarem e operarem na precípua, essencial e fundamental ATIVIDADE DE PRESERVAÇÃO DA ORDEM E SEGURANÇA PÚBLICAS, através de sua inibidora, persuasiva e dissuasiva ATIVIDADE DE POLÍCIA OSTENSIVA, óbvia, clara, transparente e evidentemente uniformizada, vigilante, atenta e presente nas ruas, logradouros e praças públicas de todo o nosso Estado.
Estamos ou não num Estado Democrático e Humanitário de Direito cujo império é a Lei e lei para todos sem distinção alguma?
Abr
JG
N.A.: Gouveia* - este se não foi o mais destacado, abnegado, dedicado, honrado, honesto e destemido dos oficiais "delegados", para os cargos de delegados especiais, regionais, municipais e, inclusive, de Diretor do DEPIN - Departamento de Policiamento do Interior - ao menos resolveu um dos mais intrincados casos: O DESAPARECIMENTO MISTERIOSO DAS DUAS BIÓLOGAS PAULISTAS; dentre outros tantos casos registrados pela imprensa e mídia de então sendo destaque na revista eletrônica dominical, FANTÁSTICO.

Um comentário:

  1. Li e gostei...!
    Um texto que reflete a realidade de uma época no campo da segurança pública. Uma justa homenagem, e o devido tributo aos bravos e heróicos companheiros daqueles tempos, que sem exceção honraram e dignificaram e suas vidas em prol da luta sem tréguas em defesa da sociedade. Exemplos vivos dessa geração residem ainda hoje nas pessoas de dois dos seus mais abnegados servidores, os Coronéis Gouveia e Thedomiro, lendas vivas da nossa história policial...! 👍🏼✍🏼👏👏👏👏👏👏🤝🏽
    Nota: comentários do ex-cmt JR, postado por JG*

    ResponderExcluir