quinta-feira, 3 de outubro de 2013

QUANTOS MAIS SERÃO CEIFADOS, IMOLADOS OU FERIDOS, PARA QUE RESPEITEM AO CIDADÃO E SER-HUMANO QUE USA O UNIFORME DA BRIOSA CAETÉS?

Joilson Gouveia*
O nosso brioso, induvidosamente, representa de maneira clara, ostensiva e presentemente a “autoridade do governo, a majestade da lei, a certeza da ordem, a confiança, a tranquilidade e incolumidade das pessoas e da segurança pública, enfim, representa a paz social”, mas, infelizmente, nem Estado e nem Governo e nem mesmo todo o cidadão o VÊ assim, e, no mais da vez, nem mesmo os seus SUPERIORES HIERÁRQUICOS – O QUE É LASTIMÁVEL!
Dia virá – é o que auguro e desejo e espero - que entenderão que o brioso é a mais simples, pura, real, singular e ostensiva presença do GOVERNO e do ESTADO e da DEMOCRACIA ao alcance direto do cidadão ou do POVO e da SOCIEDADE, que é sua razão de ser e existir e sua mais delicada missão: preservação de vidas humanas e de ordem e de segurança públicas ou de TODOS – e não somente de nobres autoridades, órgãos e instituições dos Poderes Constituídos, exclusivamente, não e não deve ser mesmo – Aliás, já o dissemos e reiteramos exaustivamente, vejam em nosso Blog e sites.
Em nossas aulas, dissemos, a saber:
A solicitação da PM pela população é uma condicionante cultural cujas raízes vêm do fato de que, tradicionalmente, o policial fardado é o que vai, e sempre chega primeiro nas ocorrências que demandam apoio ou ligadas a delitos. Na sua missão o PM é solicitado e sempre comparece para atender ao chamamento da comunidade, enquanto que na maioria dos outros serviços públicos, dá-se o contrário, ou seja, as pessoas é quem tem a obrigação de se deslocar para repartições públicas ou privadas em horários determinados, estando sujeitas às longas filas ou a descansos forçados em bancos de espera.
A PM trabalha, em todos os municípios do Estado, num fluxo permanente 24 horas por dia, em ação extremamente móvel, podendo ser acionada diretamente pelo público ou através do conhecido telefone 190, num processo de satisfação das necessidades imediatas da população. O que é mais real, nos momentos mais graves, é a presença do policial. A burocracia posterior ao atendimento do caso concreto pelo PM além de ser executada sem riscos pode ser resolvida com tempo em gabinetes e até com direito a erros sujeitos a revisão em instâncias superiores. Já com o brioso é ali e na hora e agora ou já! (...) O POLICIAL MILITAR é o servidor público - logo, a bem do público em geral e de todos - ele é o prestador de serviços públicos que mais próximo está da população, inclusive das crianças. É comum às famílias apelarem, na educação de seus filhos, para expressão como: “vou chamar o guarda”; e “olha a polícia!”, embora de modo distorcido.
Já dissemos, também, que nada, ninguém ou nenhum órgão ou instituição dos tais Poderes Institucionais e/ou constituídos funciona sem um brioso a tiracolo – vejam em nosso Blog.
Na área privada, nenhum trabalhador é COMPELIDO ao trabalha sem os seus imprescindíveis EPIS – Equipamentos de Proteção Individual e de Segurança, no e durante o trabalho - ou FORÇADO além de seus horários REGULARES normais, ordinários ou rotineiros sem que faça jus a tantas horas-extras quantas excedam às normais 44 horas semanais.
O Nosso brioso é mais que escravizado, espoliado e compelido sob a ordem, tenaz, forte, abusiva e arbitrária – por AMEAÇA de livre e espontânea pressão impositiva disciplinar - de odiosa prisão para EXCEDER SUAS HORAS NORMAIS, LEGAIS e CONSTITUCIONAISTodavia, SEM AUFERIR NENHUM CENTAVO DE ADICONAL NOTURNO OU HORA-EXTRA OU MESMO DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU INOSPITABILIDADE, NADA! NEM MESMO SEUS IMRESCINDÍVEIS EPIS recebem, para “trabalhar” - para outros nem mesmo seres humano somos! Já o disse antes...
É mais que hora de se exigir respeito à categoria castrense e, sobretudo e principalmente, de RESPONSABILIZAR ESTADO E GOVERNO PELA NEGLIGÊNCIA, INDOLÊNCIA, LENIÊNCIA, DESÍDIA E DESRESPEITOS AOS DIRIETOS FUNDAMENTAIS E TRABALHISTAS MÍNIMOS, REGULARES E LEGAIS.
Ao menos tenha o direito a uma ASSISTÊNCIA MÉDICA, HOSPITALR E DE SAÚDE CONDIGNAS E CONDIZENTES E COADUNADAS AO SER-HUMANO FARDADO, UNIFORMIZADO E AO CIDADÃO QUE VERGA UM UNIFORME DA BRIOSA.
Fica o alerta e o apelo aos HOMENS DE BEM desse Estado!
Abr
JG
P.S.: Quantos mais briosos MAIS serão ceifados para que se tomem as devidas providências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário