segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ARENAS DE FUTEBOL (NO PADRÃO FIFA) EM REPÚBLICA TUPINIQUINS - ESPERO QUE O RESULTADO NÃO SEJA RUIM E NEM OCORRAM CARNIFICINAS OU MORTES SEM FINS!

Joilson Gouveia*

Transmutaram ou rebatizaram ou denominaram de ARENAS aos nossos antigos Estádios e Campos de Futebol, que foram derrubados, demolidos e destruídos ou REFORMADOS, pela imposição do Padrão Internacional, da FIFA, como se isso fosse ALTERAR nossa realidade social ou INSTRUIR e EDUCAR ou mesmo URBANIZAR ou até mesmo CIVILIZAR a alguns meliantes, bandidos, delinquentes e homicidas travestidos de torcedores ou integrantes de galeras dessas chamadas Torcidas Organizadas, verdadeiros redutos de delinquentes e delitos, que somente maculam aos seus clubes, times e agremiações desportivas de futebol – que são privativas e, em sua maioria, independentes delas mesmas haja vista não serem e nem pertencerem, efetivamente, ligadas aos mesmos Clubes de Futebol, para quem dizem torcer.
Torcer não é isso que temos visto nessas tais ARENAS! Torcer é incentivar alguém ou equipe para alcançar determinado fim, mormente à vitória. É vibrar! Alegrar, incentivar e MOTIVAR e tentar passar energias vitais, viçosa, vigorosa e vibrante a quem está esmorecendo ou fadigado ou mesmo estropiado ou sem forças! Não é aniquilar ao adversário e muitos menos eliminar aos torcedores adversários!
Digo mais, muito em breve teremos verdadeiras batalhas campais ou carnificinas anunciadas ou premeditadas nessas ARENAS.
O que será quando resolverem INVADIR ao teatro ou grande palco de capim ou de gramas, cujos espetáculos dizem assistir? Mas somente vão para outros fins, como se tem visto.
Quem irá controlar a IRA SELVAGEM DESSES BÁRBAROS URBANOS? Mas nada educados e nem civilizados.
Aliás, o que de positivo se poderá ter, nesses espetáculos privados, privativos e patrocinados por pools de empresas e empresários, que passaram a GESTAR o espetáculo e OFERTAREM SEGURANÇA particular ao evento esportivo é, de fato – e que achamos correto e de há muito defendíamos - o NÃO USO de forças policias estatais ou de nossas briosas castresnes, nos referidos jogos ou duelos esportivos.
O que se viu, da Copa das Confederações, foi o USO de uma força particular, privada e de vigilantes do espetáculo futebolístico, centenas deles ao derredor do gramado e espalhados pelas arquibancadas das ARENAS, que seja assim DORAVANTE, e poupem nossas briosas de tais espetáculos!
Porém, enquanto essas gangues travestidas de torcidas organizadas se fizerem presente, nessas ARENAS, livres e embriagadas ou drogadas, tem-se a iminência latente e potencial de uma tragédia anunciada, notadamente pela falta de EDUCAÇÃO, CIVILIDADE e URBANIDADE dos que delas fazem parte e integram e a dirigem (?)
Será que eu preciso unir-me a determinado grupo ou GALERA para TORCER?
Somente fazendo parte de uma GALERA, meu time será vencedor?
Torcer é agredir aos torcedores adversários?
Torcida ganha jogo?
Sobre os fatos mais recentes de odiosa e tremenda barbárie ou inaceitável bestialidade feroz, grotesca e animalesca, algumas federações anunciaram algumas medidas para COMPARTIMENTAR ESPAÇOS ou DIVIDIR AS ARENAS PARA REFERIDAS ORGANIZADAS, não! Não façam isso! É exatamente o que elas querem: privatizarem uma trincheira para sua GALERA. Isso somente irá acirrar ou aflorar ou recrudescer ainda mais a perniciosa vontade de extravasarem suas inatas, latentes e potenciais PERVERSIDADES ou MALDADES ARRAIGADAS em cada um, que afloram com o ANONIMATO quando nela integrados e cercados ou ANÔNIMOS NA GALERA!
Não se nos antolha uma medida inteligente GRADEAR os espaços, para LIMITAR ou SEPARAR ou mesmo tentar EVITAR A VIOLÊNCIA DOS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE TORCEDORES, que as torcidas ORGANIZADAS simples redutos repletos de GALERAS arruaceiras, brigonas ou violentas ou delinquentes em potencial, que não vão aos estádios ou às ARENAS de futebol para ASSISTIREM AO JOGO ou VEREM O ESPETÁCULO ou TORCEREM PELOS SEUS TIMES DO CORAÇÃO, mas para extravasarem seus recalques, frustações e perversidades latentes por se sentirem (crerem) seguros, cientes e garantidos pelo ANONIMATO e cientes e conscientes de estarem protegidos pelo MANTO DA IMPUNIDADE de que nada lhes acontecerá e que estariam IMUNES a quaisquer reprimendas ou sanções penais ou civis ou sociais, sobretudo, porque ADENTRAM EMBRIAGADOS ou DROGADOS – A FIFA suspendeu a eficácia da LEI SECA, mormente nas ARENAS, daí...
Enquanto a “justiça desportiva” ou mesmo a justiça penal criminal e cível não aplicarem as medidas legais cabíveis aos delitos e aos danos por eles praticados AS FERAS CONTINUARÃO A MORDER, dentro ou fora das grades, INCLUSIVE NO PALCO DE GRAMAS OU DE CAPIM!
Sem o devido, adequado e justo CASTIGO permanece latente o PERIGO e os iminentes RISCOS de torcedores saírem feridos ou mesmo MORTOS, até a próxima vítima dessas LIDES!
Acaso, essas GALERAS JÁ FORAM MULTADAS OU RESSARCIRAM TODOS OS DANOS CAUSADOS ou INDENIZARAM SUAS VÍTIMAS ou aos seus FAMILIARES?
VETAR OU TENTAR SUSPENDER SUAS ENTRADAS E ACESSOS É MUTO POUCO PELO MUITO QUE CAUSARAM!
Abr
JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário