segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A CÂMARA MUNICIPAL VERSUS SEGURANÇA PÚBLICA, EM MACEIÓ!

Joilson Gouveia*
Parece sazonal e urdido adrede a Câmara Municipal discutir assunto de competência da ALE: SEGURANÇA PÚBLICA. Anterior e recentemente, os nossos edis discutiram sobre o BICO POLICIAL – e nada se concluiu nem se DECIDIU; por trás disso, aprovaram a majoração de seus ínfimos salários; lembram? Agora, retornam ao tema SEGURANÇA PÚBLICA, privativa da ALE e do Estado; o que virá por aí? Outra majoração de seus ínfimos salários e gratificações ou seria aumento do número de VEREADORES?
Os vereadores deveriam discutir a segurança no Trânsito, que está municipalizado desde 1998 e, portanto, NÃO MAIS COMPETE à briosa ATUAR E AUTUAR nele, salvo mediante CONVÊNIO para esse fim e nos termos e limites do CONVÊNIO, cujo efetivo de briosos é “desviado e usado no trânsito municipal”, o qual deveria ATUAR NA ATIVIDADE DE POLÍCIA OSTENSIVA: ATIVIDADE-FIM CONSTITUCIONAL, LEGAL, MISSIONAL FUDAMENTAL, PRECÍPUA E PREMISSA DA BRIOSA.
A Câmara Municipal deveria tratar de cobrar e exigir sim, sobretudo, notada e principalmente a necessária, devida e justa SEGURANÇA aos corpos docente e discente nas ESCOLAS DO MUNICÍPIO por sua GUARDA CIVIL MUNICIPAL - GCM, além do patrimônio, dos logradouros e praças públicas municipais submetidas às constantes, tenazes, persistentes, presentes e permanentes ameaças e mercê dos traficantes de drogas e aliciadores de criança e adolescentes, nas cercanias dessas escolas municipais.
Este sim é um assunto apropriado aos eminentes e ilustres e dedicados ou preocupados edis, que podem e DEVEM, aliás, enquanto legislativo municipal, cobrar do alcaide as devidas e prontas respostas de que tanto precisam seus munícipes: onde; como; quando e quanto está sendo aplicado na sinalização, educação e segurança do Trânsito do montante arrecadado com as multas, impostos e taxas de trânsito, para faixas de segurança ao pedestre nos cruzamentos, semáforos e placas de trânsito etc.?
Quanto se arrecada com a chamada TAXA-DO-BURACO e por que Maceió tem tantos deles?
Sem CONTAR O SANEAMENTO BÁSICO DE NOSSA CAPITAL quase inexistente quando não ineficiente ou deficiente e irrisório, bem por isso tantas praias interditadas!
Olvidam os senhores gestores públicos municipais e estaduais de que Maceió não se restringe, nem se limita e se reduz apenas às Praias de Jatiúca, Pajuçara, Ponta Verde e Cruz-das-Almas, há outras praias além da Avenida, ainda, temos as do Sobral, Trapiche e Pontal, que sofrem com a poluição dos dejetos pluviais de inúmeras galerias e dos bueiros que deságuam suas fétidas e poluídas águas da Estação de Tratamento de Águas e Esgotos e do Emissário Submarino, no Bairro de São Sebastião e Trapiche e cercanias.
Ao norte, as de Jacarecica, Camping, Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce até Floriano Peixoto, que estão ameaçadas pela poluição de seus arroios, córregos, riachos e rios que deságuam no mar dessas praias até à de Sonho Verde ou do Sauaçuhy e até de Paripueira.
As do Gunga e de Barra de S Miguel já há presença de escoamento de águas pluviais manchando suas límpidas e tépidas águas de suas praias e o Rio Niquim agoniza próximo ao seu fim e, em breve, se tornará num Salgadinho do litoral sul!
Nossas lagoas já padecem de assoreamento e poluição dos dejetos e esgotos de municípios circundantes, e já o dissemos antes!
Abr
JG
PS: visitem nosso Blog; há mais sobre o tema, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/09/sem-saneamento-basico-seremos-eterna.html, dentre outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário