quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma Quizila Teimosa Desprovida De Lógica

Joilson Gouveia*

Na briga do mar com os recifes quem se ferra é o siri” – ouvi isso de um pescador!
Na quizila médicos castrenses versus reiterada renitência e insistente decisão estólida de um néscio “conselho”, em nada salutar! Fico com uns adágios populares, que muito mais sabedoria tem do que as equivocadas decisões de uns conselhos e de seus inumeráveis conselheiros, pois "se conselho fosse bom não se dava; vendia-se". Aliás, nunca se viu tantos conselhos numa “gestão”: sessenta; se resolvessem não teríamos quizilas e nem os piores índices de analfabetismo, IDH ou de VIOLÊNCIA LETAL INTENCIONAL CONTRA PESSOAS ou CRIMES DE HOMICÍDIOS dentre outros deprimentes e indignos.
Olhem o caso em comento: As manchetes noticiam que “faltam médicos nos ‘hospitais’ castrenses” com a alocação deles ao IML - "Cobre-se um santo para se descobrir ao outro!" É igual a “cobrir-se com lençol curto.
Tenta-se priorizar ou tratar de cadáveres ou de vítimas lesionadas por estupros, de agressões por rixas, brigas, roubos, furtos e assaltos e DEIXA que uns os outros debilitados, os enfermos e doentes (mas, ainda que debilitados e vivos ou sobrevivos, sejam tratados e curados por eles: os médicos) para se tornarem cadáveres por falta de assistência médica!
Já não bastam os HOMICÍDIOS, que ceifaram mais de 1250 pessoas, nesses sete meses de 2013, teve-se água contaminada fornecida pelo “governo”, ceifou outras 51 por infecção intestinal e diarreiasaté caganeiras matam aqui em AL, não há conselho que de jeito (?)
Uns dizem que eles (os médicos) não trabalham nas suas Corporações e etc. Mas, ainda assim, uma coisa não conduz a outra! Se há algum médico indolente, indiligente ou desidioso, cabem aos seus respectivos Comandantes, Chefes e/ou Diretores ou superiores diretos pô-los ao digno labor, ao salutar ofício de realizarem seus trabalhos, em seus "hospitais" – que, CONVENHAMOS - não os temos: mal se tem enfermarias e nem mesmo ambulatórios o são, ou não?
Aliás, é essa atribuição de um CONSEG: compelir o médico ao trabalho ou ao expediente administativo de trinta horas, como querem alguns? Desde quando médico é agente administrativo?
Como sempre digo: médico não é mágico; curandeiro; bruxo ou SALVADOR-DA-PÁTRIA, pois sem medicamentos, instrumentos, equipamentos, locais adequados e de equipes de técnicos em exames laboratoriais e em enfermagens, ele fica impotente! Salvo se CURAR com a simples imposição de mãos como os feitos de alguns espíritas ou evangélicos ou curandeiros!
De que serve o dentista sem seus instrumentos ou seringas e anestésicos, por exemplo? Mais: e se falta água no seu consultório? O que é uma práxis; lembram? Há o gastro, o obstetra, cárdio, otorrinolarigologista, pediatra e etc., mas não há um consultório ou uma sala no “hospital” da caserna ou nela – há um prédio apelidado de Hospital Geral da PM, visite-se-o, para conhecer que HOSPITAL.
GESTAR ou governar não é imputar a outrem a responsabilidade do Executivo, que propôs resolver as questões que afligiam e, ainda afligem, aos alagoanos – olhe que teve uma segunda chance: está aí, há quase OITO ANOS, “governando”. E, tem mais, nem é atribuição ou função de nenhum CONSELHO compelir o servidor ao DESVIO DE FUNÇÃO ou incitar a USURPAR FUNÇÃO, realizando ofício que não lhe compete. É o mesmo que - mutatis mutandis - mandar o castrense fardado INVESTIGAR e o civil executar o nosso POLICIAMENTO OSTENSIVO.
Para mim, os usam como desculpas esfarrapadas aos seus erros estratégicos de gestão ou como bodes expiatórios aos graves erros irremediáveis de suas premissas equivocadas!
Ou tentam desviar a atenção das maiores causas das doenças QUE AFLIGEM E MATAM AS PESSOAS: MÁ GESTÃO DOS "GOVERNOS" e suas OMISSÕES. Já dizia um sábio: A INDECISÃO É A PIOR DAS DECISÕES! O executivo atual é mais indeciso que um sujeito em cima do muro. Uma práxis sua e de seus partidários!
Aliás, esses governos tem sido bons mesmo em desculpas e, como se sabe, público e notório que as “Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa”, do mesmo sábio.
O que dizem os outros tantos Conselhos CRIADOS, sessenta ao todo, sobre a Saúde, Saneamento, Fornecimento de Água Potável, saudável ou salutar, Administração e etc.?
Tá explicada toda essa quizila!
Enfim, reitero: médico não é mágico!
Abr
JG

2 comentários:

  1. A coisa não tá feia só aí em Alagoas, ou no seu lindo Nordeste, Sumidouro a cidade onde eu ainda moro teve o pior IDH, perdeu até pros daí, somos uma cidade pequena e refém de bolsas disso e daquilo. Saúde? Isso por aqui nem sabemos o que é. Até porque se reformou o hospital,(aquelas obras de ano de eleição), mas não tem médicos, e os que tem parece os de Cuba. O grande número de pessoas morrendo de câncer pelos altos índices de veneno nas lavouras são impressionantes, e não se faz nada, porque a maioria do povo está feliz mamando nas tetas da prefeitura, ganhando salários absurdos, fora as horas extras, que mesmo se trabalhassem o dia inteiro e a noite toda não justificaria os salários exorbitantes que recebem, e a outra parte da população são reféns dos bolsas disso e daquilo. Ao invés de fazerem escolas agrícolas pra ensinar tecnologias novas aos alunos, mostrando que não precisa de tanto veneno, ou melhor de nenhum veneno nas lavouras e fazerem cooperativas de verdade pra ensinar o povo a trabalhar e parar de depender do governo.Ah! Mais isso da muito trabalho e tudo o que o PREFEITO e seus VEREADORES não querem é trabalho!É aquela velha história, é mais fácil dar o peixe do que ensinar a pescar! Kelly.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo comentário! Mui grato! Volte sempre e nunca deixe de comentares, sim?

    ResponderExcluir