domingo, 12 de maio de 2013

VERDADE? A quais verdades buscam os senhores paladinos da verossimilhança?

Joilson Gouveia*

É ao resgate da história havida, vivida e sofrida pelos seus protagonistas? Aquela retratada, relatada, narrada, de fato e REALMENTE, ocorrida e vivida pelos dois lados da HISTÓRIA?

Há quem diga que ela (a história) só é (ou foi) narrada pelos vencedores; foi-se tal pensar.

Vão-se buscar, portanto, todos os dolorosos FATOS dos embates entre os GUERRILHEIROS DE GUERRILHA - que foi uma das opções de alguns dos partidos políticos ainda tidos como clandestinos pelo regime e sistema vigentes, que resolveram USAR da “guerrilha rural e urbana”, como estratégia, tática e operações -, para tentar LEGALIZAREM ou IMPOREM a fórceps seu modo COMUNA de pensar, agir e MATAR, como se mataram na antiga Rússia e na tão decantada Cuba Libre?

Leiam aqui o que dizia, à época, o brilhante Nelson Rodrigues: “A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento”.

Eles tentaram; não conseguiram (foram IMPEDIDOS), MAS NÃO DESISTIRAM. O QUE É OUTRA VERDADE, Ou não?

Num embate, a ESPADA que pode até IMOLAR, mas que CORTA, FERE e que FURA é EMPUNHADA por ambos contendentes e podem se ferir, mutuamente, ou não? Há mortos e feridos de ambos os lados, é bem verdade. Bem por isso, que fora promulgada a LEI DA ANISTIA.

Por que os defensores de Cuba não vão viver por lá? Insistem em viver aqui sempre dizendo que lá é o PARAÍSO. Vão para lá! Nada os impede de irem; vão, e logo.

Terroristas, guerrilheiros, sequestradores, assaltantes, latrocidas e assassinos do “período da ditadura”- que depois de presos, processados, julgados, e CONDENADOS (após cumprirem suas penas, e que depois de ANISTIADOS) muitos VIRARAM PARLAMENTARES, POLÍTICOS, PRESIDENTe(A), MINISTROS, CHEFES DE GABINETES, JORNALISTAS e etc.

VÃO PARA LÁ. A SAÍDA DO BRASIL SEMPRE FOI O AEROPORTO, como diziam, VÃO-SE, E JÁ!

Na verdade, quando TENTAM NEGAR O QUE FORAM E, PORTANTO, O QUE SÃO, faltam com o que se BUSCA ou dizem BUSCAR: A VERDADE! Ou não?
Abr
*JG










Um comentário:

  1. O texto aqui transcrito resulta de comentário postado na Gazetaweb.com, de 12.08.2103, sobre a NOMEAÇÃO e POSSE da COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE, a saber:
    Histórica, verídica, politica ou juridicamente recordo-me de uma LEI DE ANISTIA, que fora AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, como bem quis Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, o menestrel das Alagoas TÉO VILELA, Pedro Simon, e até o José Sarney dentre tantos outros...
    Já o disse antes, leiam aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/a-lei-de-anistia-versus-as-verdades-que.html
    NENHUMA VERDADE PODE SE FUNDAR NO REVANCHISMO SEM QUE BEIRE À VINDITA!
    A QUAIS VERDADES BUSCAM ESSES ÉTICOS PALADINOS DE BOTEQUINS?
    Quantos mais serão INDENIZADOS?
    E os mortos pelos terroristas, guerrilheiros, sequestradores, assaltantes e bandidos de então ou os subversivos - assim tidos pelo regime ditatorial - também merecem ser INDENIZADOS SEUS PARENTES, afinal foram e são tão vítimas quantos os "desaparecidos", ou não?
    Nenhuma verdade deve fugir ao embate dialético das ideias ou sofrer retaliações revanchistas sob os prismas ideológicos: na contenda de então houve vítimas de ambos os lados, onde somente seus familiares saíram perdendo com as vidas ceifadas e as mortes de seus entes queridos, ou não?
    A verdade NÃO PODE SER CAOLHA, ZANOLHA, ESTRÁBICA OU MÍOPE.
    Urge que seja LÍMPIDA, TRANSPARENTE, CRISTALINA e CLARA COMO A LUZ SOLAR! SEM SOMBRAS ASSOMBROSAS OU RAIVOSAS E CHEIAS DE IRA.
    NADA E NEM NINGUÉM VIVE OU VOLTA AO PASSADO!
    Jamais deveremos OLVIDAR, mas uma coisa que não entendo é que muitos "terroristas" ou "guerrilheiros de guerrilha rural e urbana" tentam NEGAR o que foram e são. Ou não?
    DETALHE: para AUFERIR AS GORDAS INDENIZAÇÕES FORAM; PARA TESTEMUNHAREM A VERDADE QUE USARAM DA VIOLÊNCIA, MATARAM, SEQUESTRARAM, ROUBARAM E EXPLODIRAM VIDAS HUMANAS NÃO SÃO. NEGAM!

    ResponderExcluir