sexta-feira, 27 de julho de 2012

PALIATIVO POR PALIATIVO - Ou mera demagogia arrematada de hipocrisia! Leniente lenitivo ou mais e mais erros grosseiros de quem “não sabe navegar”?

Joilson Gouveia*

Decorridos TRINTA DIAS, intensos dias de estardalhaço e de espetacularização midiática não só para inglês ver, sobretudo, os crentes em sacis, cegonhas, mula-sem-cabeça e Noel. Qual o “balanço”: a) o custo/benefício? Qual o CUSTO mês/dia versus BENEFÍCIO? b) quantas mortes e crimes foram evitados? c) quantos foram desvendados? D) quantos criminosos foram presos?
E, mais ainda, quantos assaltos, roubos e furtos foram registrados e solucionados?
Se houve 83% de IP solucionados deverá corresponder a índice igual de DENÚNCIAS ou Processos, o MPE confirma ou desmente?
Em verdade, dura, crua, nua, e de lastimável realidade, tem-se mais de centenas de violentas mortes desde o PLANO e acumulado no ano mais de uma milhar e uma centena e dezenas de muitas vidas ceifadas.
Nesse ínterim, os experts em ORDEM e SEGURANÇA Públicas saíram com os SETENTA que se tenta “angariar simpatia” e, sobretudo, pisotear, ralhar e enxovalhar a quem cumpria seus deveres, pois que lá estavam por lotação legal e CONSTITUCIONAL – decreto revoga LEI e Constituições? SIM. Aqui em AL, sim!
As assessorias – que eram quase órgãos de staff da briosa junto aos Poderes Públicos Constituídos e de um Estado que se diz Democrático e Humanitário de Direito – sofreram desvirtuamento de e em suas missões, é certo, e tornou-se a GENI, onde todos “metem o pau”, literalmente.
Mas, ainda assim, mui tíbias, delirantes e por demais fracas as medidas adotadas e de resultado pífio, ineficiente e ineficaz, no efetivo combate ao descontrolado, desenfreado e desembestado GALOPANTE CRIME, que ceifa vidas e mais vidas, numa média de quase CINCO/dia (ANO: 1137; JUL: 126, em apenas 27 dias com 4,666 mortes/dias - média no mês, ou seja, de 27JUN a 27JUL: 4,2 MORTE/Dia, até hoje) Tem-se 126 HOMICÍDIOS VIOLENTOS – diga-se que é pleonasmo, todo ele o é VIOLENTO, basta ser homicídio para sê-lo-, em 27 dias de julho, e mais 1137 em setes meses e um mês de plano.
Torno à tecla: Se as LEIS, CF/88 e CE/89 fossem respeitadas, obedecidas e CUMPRIDAS seria bastante empregar a reciprocidade equipolente, a saber: Para cada Assessoria, de efetivo igual ao de um Pelotão (31PM); Gabinete equivalente à Cia PM (=131PM) e Casa Militar com efetivo de um Btl/BPM (=555 briosos).
Vale dizer: cada assessoria teria no máximo 31 PM, mas sem “abrir portas, guardar carros ou outros afazeres desvirtuados.” Ter-se-ia um bom retorno, se cada uma delas tivesse seus 31. Mas o PLANO era este? Toda aquela espetacularização midiática era para este FIM: tentar acabar com elas?
Aliás, o Art 125 da Lei 5346/92 PERMANECE sendo desrespeitado, descumprido e escarniado, o que é uma lástima! Ilegal, imoral e prevaricação: ostensivamente descumprir LEI; chega a ser crime de responsabilidade nuns casos que tais...
A insegurança porque passa AL não será resolvida com EXTINÇÃO das Assessorias.
Oxalá! Quem sabe queiram fazer e façam o que fizeram uns fidalgos, que até extinguiram a briosa montada, no passado, e outros o Estado-Maior, outrora – não que eu deseje, mas já adverti que a briosa está em vias de extinção, pelo rumo ou sua falta.
Afinal, era este o PLANO: acabar com elas?
Em verdade, houve GRAVE ERRO ESTRATÉGICO, deixou-se de pôr MIL PM/ano, para abarrotar de “conselheiros, de comissionados e de cargos de confiança”, aos quais sequer há limites da LRF, mas há aos barnabés. Inclusive já desafiei e reitero, até hoje, não se sabe a quantidade exata e nem quanto se desperdiça do combalido e tão espoliado Erário com os DO BEM, o que compromete todo e qualquer investimento em ORDEM e SEGURANÇA Públicas. Enfim, haja tetas aos DO BEM!
Daí a litania de sempre: não pode nem deve majorar ou REAJUSTAR ANUALMENTE os subsídios de todos os servidores devido aos limites da LRF e etc. e tal, e blá, blá, blá!
Ora, se a chefia do Gabinete Militar do Palácio de Cristal pode ser exercida por oficial da RESERVA, conforme Lei Delegada 44/2011 e teve um Cel RR antes de o atual Ex-Cmt, que deveria estar na R/R cf Art.125 da Lei 5346/92 e há outra lei e plano dessa conjuntura de CONVOCAÇÃO DE INATIVOS, por que não comissionar os INATIVOS nessas odiadas ASSESSORIAS? Lotar-se-ia todos INATIVOS “convocados”, lembram? E que seria a solução, a R$ 700,00...
A questão nodal é que ALAGOAS e os alagoanos precisam SIM e de muito mais POLICIAIS: MIL PM/ANO, como prometido já teria sido um grande alento! Mas o vice-rei vociferou, bradou, alegou e disse que NÃO; e pronto!
Há cinco anos que estão "apressados" e AL não sai do pódio de primeiríssimo lugar em VIOLÊNCIA MORTAL. A pressa é em tentar evitar, escamotear e encobrir os números e NEGAR ESTA CRUEL REALIDADE.
ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS são coisas sérias para se IGNORAR, DESDENHAR e BRINCAR.
SABER É PRECISO COMO NAVEGAR O É!
Maceió, 27 de Julho de 2012.
*JG

Um comentário:

  1. Hoje, decorridos trinta e um dias do PLANO, até àS 15:35 de 28JUL, temos CENTO E VINTE E SETE mortos, totalizando UM MIL, CENTO E TRINTA E OITO VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL, o que mantém ALAGOAS no alto pódio, o "AVANÇO"(?) do Plano e o ASSASSINATO DA VERDADE. São 4,537 mortes/dia nos 28 dias de Julho e 4,23# mortes/dia, se contados os TRINTA DIAS do "Plano"'.
    Como, onde, quando e o que reduziu?
    Chega de escamotear, mascarar e NEGAR os fatos!
    Fonte: webjornais de AL.

    ResponderExcluir