terça-feira, 7 de junho de 2011

De “Terra dos Marechais” a dos coronéis!

Joilson Gouveia*

Políticos demonstraram preocupação com a onda violenta de homicídios que assola toda Alagoas, mas o discurso traz à tona o seguinte: “Epa! Troquem tiros, matem e morram, nas periferias; na orla das elites jamais!”
Louve-se a sincera preocupação de nosso dedicado edil, espera-se que seu clamor seja ouvido pelos detentores do Poder Público para um BASTA nessa recrudescente violência. Disse-o muito bem: “somos campeões invictos há 1 triênio em violência, ou homicídios. Há um triênio se renovou e oxigenou, e o que mudou ou melhorou?”
Há mais violência aqui que em Gaza, Iraque e Afeganistão, há 3 anos seguidos, nem ALE, nem Câmara e nem Poder Público se haviam incomodados, mas bastou ameaçar às “portas das elites"; chega, basta! Quanta hipocrisia! Na periferia pode-se tudo, mas nos bairros nobres jamais! Vive-se a curial banalização da vida humana, a morte é o mero fim aceitável, normal, comum à plebe! Coitados de nós plebeus!
Para coibir a essa onda violenta, a ação mais efetiva, e intentada há muito, foi escorraçar briosos com mais de 30 anos de serviço como se fossem culpados ou responsáveis pela violência. Olvidam que os jovens, oxigenados e renovados estão à frente dos destinos da briosa, e, no entanto, tem-se resultados deprimentes... Taí prá quem quiser ver, tá tudo aí...Somos tricampeões invictos e contínuos, em violência homicida de banalidade vil, cruel e perversa!
Olvida um nobre tribuno onde prescinde assepsia? Em projeção freudiana: mire-se ao espelho, ao derredor e no próprio partido - querendo VER, verá. Nem todo Cel usufruía dessas benesses. Na ALE não as há, ou não? Solução: expurgar PM com mais de 30. "Não confio em ninguém com mais 30 anos, com mais de 30 cruzeiros...", lembram?
Aliás, breve virá o tempo que a “Terra dos Marechais” será a dos “coronéis” porque à medida que se os compele à compulsória aposentação aos 30 anos de serviço (média de 50 de idade), antes facultativa, em breve, ter-se-á mais coronéis que toda a tropa, hoje já são mais de 350 na reserva, vivos e auferindo do Estado, dessarte, em breve, será impossível um ceitil de majoração salarial aos demais.
Inexiste exército de generais ou de coronéis, nem todos o serão, mas “criou-se” tal possibilidade, foi sancionado “o aprovado pela ALE”, ter-se-á coronéis com menos de 20 anos de serviço e nem completarão os 30, pois só ficarão por 5 anos nesse posto, nos demais não se sabe...
Antes dela a compulsória era 30 m e 35 h, conforme CF e Previdência. Facultava aos 25 e 30, respectivamente. Há afronta e fraude à CF e Previdência, infensa à isonomia e só fará crescer a "cabeça" enquanto pífio o "corpo". Seremos a terra dos coronéis e os salários dos PM serão inertes e sem aumento ou correção anual.
Doutro foco, há interstício legal para ascensão na carreira, há vagas abertas (prova: muitos as exercem, na prática), é um direito claro, legal e hialino dos briosos, mas sequer são reconhecidos tais direitos e ascendidos sob inecrupulosa falácia da LRF. É crime descumprir à Lei!
Alfim, lembre-se que a FNS já esteve aqui por 3 ou 4 vezes e nada reduziu. Mudou-se a cúpula que aí está e nada fez ou disse prá que veio. Oxigenaram ou renovaram, e nada! Não há plano, projeto ou sequer uma única ação efetiva, para evitar ou reduzir essa cruel violência banal!
SOMOS SOLDADOS LEAIS: “os governos passam, a sociedade morre, a polícia é eterna”, dito de Honoré de Balzac apud Álvaro Lazzarini, in Dir Adm da Ordem Pública. Castrenses fraternos, nossa briosa é eterna!
Maceió, 05.11.2009.
*JG

Um comentário:

  1. Parabéns! Coronel! É oportuno lembrar que essa situação foi criada por nós mesmos ("Coronéis"), haja vista que vi várias vezes nossos Coronéis na ALE pedindo aos deputados que o projeto fosse transformado em lei e aí está a lei e lei é para ser cumprida. O que acontece também é que os nossos próprios inimigos convive diarimente dentro dos nossos quartéis. Nós somos os nossos inimigos. O Senhor lembra do caso 0,25 para compra de uniforme após os 02 anos no posto e graduação que um determinado DF entendia que o PM só teria direito uma vez. Sou anônimo pois sei que ainda existe a perseguição velada dentro da instituição.

    ResponderExcluir